Planejamento de um jardim



Pesquise para descobrir quais as plantas que você gosta. Agora que você conhece melhor o tipo de área que está plantando e que plantas se dão melhor nela, é preciso escolher dentre as plantas adequadas as que você mais gosta. Use livros ou a internet na sua pesquisa.

A esta altura, você já deve saber quais plantas funcionam melhor no clima, altura, profundidade, sol e umidade da sua área. Agora é preciso escolher plantas pela cor, cheiro e aparência.




Meça o seu jardim. As medidas principais são: altura, comprimento, largura e profundidade.

Altura: Meça do chão até a altura de a área escolhida dentro do canteiro que você não quer que seja obstruída.





Largura e comprimento: Ao medir a largura e o comprimento do canteiro, você terá uma ideia de quanto espaço terá para arrumar. Se puder, faça um desenho com as medidas para levá-lo com você.

Profundidade: Muitas pessoas não lembram da profundidade do seu solo ao comprar plantas, mas é ela que determinará como se desenvolverão as plantas de seu jardim. Realize um teste de escavação para descobrir a profundidade do solo.




Descubra a incidência solar. Observe por um tempo e analise a quantidade de sol que seu jardim recebe. Isto tem uma influência considerável sobre o tipo de plantas que você deve escolher. Onde o sol nasce e onde se põe.




Pleno Sol: A área recebe 8-10 horas de sol e é naturalmente seca.
Sol Parcial: A área recebe 6-10 horas de sol direto por dia.
Meia-Sombra: A área recebe apenas 2-6 horas de sol.
Sombra Total: A área recebe menos de 2 horas de sol por dia, ou nada de luz.

O próximo passo é medir seus níveis de água para descobrir se o seu solo é úmido ou seco. Basta cavar alguns centímetros e sentir o como o solo mais profundo é. Verificar se o solo é argiloso ou arenoso. Se for argiloso, acrescente areia na composição, já se for arenoso, acrescente composto orgânico, como húmus.

Verifique a acidez do solo com o peagâmetro, e corrija se for o caso, fazendo a calagem, antes da adubação.

MAIS VISITADAS !!