Plantas muito resistentes, as bromélias, conhecidas como gravatás - são encontrados desde o deserto à floresta amazônica.
Também é importante saber como plantá-la . Assim como as orquídeas, as bromélias são divididas em epífitas , que se apoiam sobre outra planta; rupícolas, aquelas que crescem em cima das pedras; as terrestres.
Para cultivá-las em vaso, a regra é não deixar as raízes encharcadas.
Drenagem do substrato: proporcione boa drenagem com areia misturada à terra e composto orgânico, ou seja, húmus de minhoca.
As bromélias são plantas de locais com alto teor de nutrientes orgânicos e pH mais alto. Toleram bem as altas temperaturas.
As bromélias são plantas herbáceas de folhas largas ou estreitas, lisas ou serrilhadas, de cores: verde, vermelhas, vinho, variegadas, com manchas, com listras ou com pintas.
Florescem uma vez somente na fase adulta, depois emitem filhotes e terminam o ciclo.
Pouquíssimas espécies toleram o sol pleno entre elas Neoregelia 'fireboll'. Plantada embaixo das árvores aproveitando a sombra, ficam mais bonitas.
Cuidado com as pragas
As pragas mais comuns às bromélias são: cochonilhas, pulgões, as lesmas e lagartas.
O óleo de nim é uma solução eficiente e rápida no combate às pragas.
As lesmas podem ser exterminadas com o uso de iscas atrativas em potes no canteiro ou viveiro. Potes com cerveja são excelentes atrativos para as lesmas.
Monte sue jardim de bromélias