Pergolado e Caramanchão

Caramanchão ou pergolado



A principal diferença entre um caramanchão e um pergolado é sua utilização em um jardim. Embora sejam praticamente a mesma coisa, um caramanchão é feito de madeira e serve basicamente para dar suporte a plantas trepadeiras. O pergolado necessariamente deve estar fixado na construção, na casa. 





O caramanchão é estritamente localizado no jardim da casa e geralmente confeccionado em madeira. É uma construção tosca, de ripas ou estacas. Mais comum é ser construído em madeira com estrutura reforçada, para dar suporte às plantas trepadeiras. O local é prioritariamente para produzir sombra e ser utilizado como área de descanso.





O pergolado também pode ser feito em madeira, como bambu, mas há outras opções, como ser construído em ferro, vidro ou concreto. Finalidade principal é decorar um ambiente, fazendo sombras para áreas abertas, varandas e garagens. Ele pode ou não ter plantas trepadeiras.






O caramanchão deve ser instalado em um jardim ou quintal, pois sua sombra e seu ambiente servirão muito para descanso e reflexão dos usuários. Suas trepadeiras podem possuir flores muito bonitas, deixando o local ainda mais agradável.




Os pergolados são construções arquitetonicamente mais leves. É quase uma varanda aberta. É utilizado para descanso, atender as visitas, mas não possui obrigatoriamente a rusticidade ou o sentido de natureza. Costumam ser extensões de varandas ou jardins de inverno.






Algumas plantas e trepadeiras são mais adequadas a caramanchões e pergolados. Aquelas que se seguram melhor nas estruturas – seja de madeira ou concreto. Além das belas flores, garantem perfume ao ambiente. Algumas dicas – sapatinho-de-judia; maracujá; madressilva; sete léguas; hera japonesa. Fonte: casae.com.br











MAIS VISITADAS !!