Atualmente os jardins sobre as lajes de casas são uma forte tendência já muito utilizada em outros países. Ganham belas formas de canteiros, cobertura ou floreiras. Depende mesmo é do espaço disponível.
A execução desses jardins necessita de cuidados especiais e projetos bem elaborados.
A condição da laje deve ser conhecida, a capacidade de carga pela planta estrutural, a impermeabilização, canteiro com drenagem e substrato apropriado.
Uma escolha criteriosa das espécies a serem utilizadas levando em consideração problemas com infiltração, com a estrutura do espaço, e também quanto a manutenção.
A impermeabilização deve levar em conta a eficiência, durabilidade, resistência ao sol, infiltrações, manchas no forro ou goteiras. Os revestimentos impermeáveis são uma solução eficiente e duradoura.
A drenagem é essencial para o sucesso do projeto. As plantas irão se desenvolver muito melhor, além de evitar o acúmulo de água sobre a laje.
A drenagem pode ser feita com brita, areia grossa ou areia fina, e manta geotêxtil.
A drenagem pode ser feita com brita, areia grossa ou areia fina, e manta geotêxtil.
A drenagem deve promover a porosidade, bom escoamento da água, permeabilidade e as mesmo tempo, capacidade de reter água e nutrientes
A escolha das espécies deve levar em consideração os tipos de raízes, profundas ou não, luminosidade, regas, temperatura e sol.
O jardim aumenta umidade relativa do ar ao espaço, beleza e diminui a temperatura e ainda por cima purifica o ar.