Layouts de Cozinhas

Qual o Melhor Layout para sua Cozinha???



O formato das cozinhas irá depender do tamanho e da disposição dos móveis no espaço em questão. Existe uma opção adequada para cada tipo de distribuição e tamanho em metros quadrados:

Cozinha em formato de linha: esse modelo é ideal para lugares estreitos e compridos, com um espaço de armazenamento muito limitado. As cozinhas nesse formato são perfeitas para aproveitar o local existente e ainda deixar a área das portas livre e obter espaço para cozinhar com toda comodidade.



Cozinha em formato de linha dupla: são cozinhas compostas por corredores ou linhas paralelas. Possuem uma maior capacidade para estocar alimentos e bancadas mais amplas. No entanto, por terem duas zonas separadas mesmo sem portas, a circulação não é tão otimizada.


Cozinha em formato de L: esse desenho permite com que se trabalhe nas cozinhas de forma totalmente fluida. Em cozinhas de layout aberto, o lado menor é frequentemente utilizado como bancada. Acrescente um balcão e terá um lugar para realizar refeições de maneira totalmente integrada.



Cozinha em formato de U: cozinhas com um dos recortes de mais simples com relação à disposição dos espaços, permitindo assim preparar alimentos de forma prática.
Cozinha americana: esse tipo de desenho pode ser coordenado com qualquer outro formato e distribuição dos móveis. Duas da principais vantagens deste tipo de layout é permitir a comunicação com o restante da casa e ganhar mais espaço, dada a ausência de divisórias que separam os espaços.



O formato escolhido para as cozinhas, porém, não é o mais importante. O essencial é que as cozinhas se adaptem à rotina das pessoas da casa, que as usam todos os dias para cozinhar e preparar suas refeições. Por isso, a altura, a profundidade e a largura das bancadas e armários são tão importantes para fazer das tarefas culinárias uma experiência muito mais agradável e, ao mesmo tempo, prevenir dores nas costas ou problemas posturais.







Os eletrodomésticos mais utilizados como lava-louças, geladeira, forno e fogão, devem ficar próximos uns dos outros, ajudando assim a economizar distâncias e deslocamentos desnecessários pelo cômodo. Os utensílios de cozinha mais usados devem ser dispostos de maneira organizada e estar sempre a uma altura de fácil alcance para quem usufrui do espaço. O restante dos acessórios podem ser guardados em armários ou gabinetes mais distantes. Fonte:westing

Cozinha com ilha: Entre o balcão ao canto da parede e na ilha a distância deve ser de 60(mínimo) a 120cm. Para uma pessoa passar sozinha pelo vão, 70cm são suficientes. No entanto, se você tem armários nesse espaço, em algum momento vai precisar se abaixar para pegar algo, e para isso você vai precisar de um espaço de 76cm. Para o caso de famílias e amigos que se reúnem para cozinhar juntos, o espaço ideal é 1,20m, assim é possível mais que uma pessoa passar pelo vãoAlém do vão entre a ilha e outros móveis, a cozinha também deve ser funcional. Para facilitar o processo no preparo de alimentos, é recomendado que fogão, pia e geladeira formem um triângulo (vamos colocar os conhecimentos de matemática em prática); de modo que o deslocamento seja fácil e rápido. Afinal, não dá para sair com uma panela quente e andar muitos metros até chegar na pia.
casaeconstrução.com













 

MAIS VISITADAS !!