Iluminação natural: Parte I: importância e dicas

Iluminação natural, sempre a melhor alternativa 


A iluminação natural está diretamente ligada à saúde. Bem-estar, conforto e produtividade. Estudos comprovaram que até o rendimento na escola, pelas crianças, aumenta consideravelmente.

Outro ponto é a de  ativar nossas funções fisiológicas que diretamente ligadas à iluminação natural. A desordem hormonal sazonal , Season affective disorder - SAD, é constatada em pessoas que vivem em ambientes climatizados e iluminados artificialmente.





O planejamento da utilização da luz natural começa no projeto da casa, na planta baixa. Estudo da localização do terreno e insolação sobre a casa.
A avaliação da iluminação natural no ambiente é muito importante, pois determinará; pelo aspecto quantitativo, a quantidade de luminárias a serem usadas e pelo aspecto qualitativo, pela sensação de bem-estar, conforto térmico dentro dos ambientes. Analisar o clima local é o primeiro passo.





A ideia é a seguinte: o sol nasce a leste e se poe a oeste. Logo pela manhã, na face leste, o sol estará ameno mesmo no verão, na face oeste, o sol já estará bem quente ao meio dia e durante o resto do dia, a face norte estará sempre mais quente, pois recebe o sol o dia inteiro e a face sul recebe muito pouco sol, não esquenta como as outras faces.

Depois de avaliar o terreno quanto ao barulho da rua, ou vizinhança, janelas e muros veja quais os cômodos que podem ser mais quentes e quais necessitam estar mais frescos e posicioná-los de acordo com as informações acima. 





Outro aspecto a ser analisado é que a luz natural é uma energia limpa e pura.
Uma das opções são as fachadas envidraçadas com vidros laminados ou temperados, há modelos que protegem os moradores dos raios UV.
Os brises e pérgolas feitos em madeira, alumínio ou ferro. Entra a claridade e bloqueia o sol.


Os tijolos de vidro sempre serão uma alternativa, já foi bem mais usado, mas os jateados devem ser usados.
As claraboias e as abóbodas de vidro, telhas transparentes, ou seja, a iluminação zenital;  são estilosas, elegantes e trazem luz e charme para o ambiente.


MAIS VISITADAS !!