Ciprestes no Paisagismo II: Tuia-macarrão


Tuia-macarrão, Chamaecyparis pisifera ou cipreste sawara.
Originária do  Japão

Conífera, de forma piramidal,  ornamental, que pode atingir até 40 metros de altura no seu local de origem, e de crescimento lento. Troncos com até 1 m de diâmetro.

O nome tuia macarrão, vem das folhagens que são compostas de folhas escamosas pendentes em longos fios.
Cultivada em regiões de temperaturas mais amenas a frias, como Sudeste e Sul do Brasil.


No Paisagismo

Bem adaptada a jardins de clima ameno a frio.
Com grande copa, esta planta necessita de bom espaço.
Quando em conjuntos com outras coníferas, como o junípero (Juniperus chinensis) garantem um belo efeito devido a sua  formas diferentes,  coloração e textura das suas folhagens

Cultivo 

Pleno sol com temperatura mais fria. O solo deve ter boa fertilidade.

Plantio

Como as coníferas possuem uma  raiz muito  profunda, então deve-se  fazer um buraco o dobro do torrão a plantar.
Colocar adubo animal curtido e adicionar composto orgânico.
Sempre regar após o plantio.




Adubação

Todo ano realizar a adubação,NPK formulação 10-10-10, 200 g, misturado a composto orgânico.
Regar após a reposição.

Decorando com Fotos


Decorar com fotos é sempre um prazer para quem o faz. Família, amigos, viagens, casamentos, datas especiais e festivas, aniversários e muitos outros motivos para emoldurar e mostrar pata todo mundo.



O que vale mesmo na hora de colocar essas recordações à mostra é a criatividade.
Nas paredes das salas, é possível decorar com adesivos que já possuem o espaço definido para as fotos, pintar quadrados, retângulos, ou quaisquer que sejam as formas geométricas para abrigar as belas lembranças.



Porta-retratos pendurados de forma criativa em suportes ou janelas antigas recicladas e patinadas, podem ser colocadas nos quartos e salas de leitura, corredores etc.



Criar uma harmonia entre as cores da decoração, cortinas, almofadas, com as cores dos porta-retratos, uma decoração toda em preto e cinza, que tal usar o vermelho para contrastar e chamar a atenção para suas fotos. Podem estes, porta-retratos, estarem em mesas, pendurados ou em forma de adesivo, como já disse acima, o contraste sempre fica muito especial.



Emolduradas em quadros, as fotos, na cabeceira de camas, nas laterais, pode ser uma alternativa para quem não tem lá, muito espaço.
Nas escadas, devem seguir os degraus de forma harmônica e sem exageros.




Os biombos com fotos podem ter várias funções como : decorar, dividir ambientes, formar uma linda coleção, fazer uma barreira visual, se assim, desejar 



Para quem gosta de trabalhar com reciclagem, que tal investir em pallets e montar um porta retrato diferente, rústico. Pintá-los ou fazer uma pátina os tornará ainda mais descolados.







Art Nouveau



O movimento europeu Art Nouveau, do final do século XIX e início do XX, é essencialmente decorativo, relacionado ao universo da arquitetura e do design. Teve início em 1890, mas consolidou-se á partir da Exposition Universelle de 1900( Exposição Universal de 1900) em Paris. Influenciou bastante o mundo da moda.



As características são: o abandono da simetria e adoção de linhas curvas e delicadas, linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos. 



Materiais usados como: metal, de alto e baixo relevo, madeira e pedrarias, o design dos móveis da época, os biombos e penteadeiras,  eram inspirados em formas orgânicas: folhagens, flores, animais.



Além de todas as características que influenciaram a moda, decoração e arquitetura, o Art Nouveau, também exerceu um importante papel na criação de jóias, tecidos, objetos de vidro, cerâmica, bronze, ferro e prata.





Chaise Lounge


A chaise longue é um termo francês, que traduzido literalmente significa cadeira longa. Uma bela peça que faz parte de uma decoração elegante que visando o conforto.



Acompanhada do sofá, poltronas complementam a decoração. Em alguns casos estas peças podem substituir os sofás. com almofadas e mantas, dão um "charme vintage" ao ambiente.



O sofá retrátil com chaise é uma opção cada vez mais usada na decoração moderna, o importante, neste caso, é atentar-se para o tamanho do espaço a ser colocada para garantir uma boa circulação e não deixar que ou outros móveis fiquem apertados.



Usada em muito ambientes como halls, quartos, varandas e em áreas externas, a chaise proporciona versatilidade na decoração dos ambientes. Afinal de contas também é conhecida como divã, cadeira de descanso e até espreguiçadeira. Porém divã, não se esqueça, é um sofá sem encosto e com um braço mais inclinado para apoiar a cabeça.



A tendência é integrar ambientes e as pessoas, e esta peça é ideal para este fim, pode separar ambientes como sala de estar e jantar, pode estar posicionada em um corredor grande com livros e uma bela luminária de chão, compondo um novo espaço.



Na decoração contemporânea a chaise está sempre sendo reinventada e customizada, existem diversas cores, patchwork, estampas coloridas, tamanhos menores para espaços pequenos, enfim, uma gama de modelos para cada estilo de decoração. O design vem se superando a cada nova tendência, com metal incorporado dando o toque de modernidade.




Não se esqueça da área externa, estas peças ficam lindas e são bem confortáveis à beira da piscina ou de um belo jardim. Podem ser coloridas, formando belas combinações de cores. 









Paginação de Pisos



Paginação de pisos é o planejamento do desenho do piso e então definir sua instalação e o assentamento. Por onde vai começar a instalação de , porcelanato, tacos, cerâmicas, pedras, pastilhas, tábuas, rejunte, rodapés, etc.
Para áreas internas ou externas é a melhor solução para evitar transtornos e desperdícios.

Define-se  o tamanho ideal das peças de revestimento, suas cores ou estampas,  incluindo o cálculo da quantidade de peças e em que direção eles serão dispostos na hora da instalação. lineares, diagonais,  Evitando assim, desperdícios de materiais.



Quando for comprar o seu piso procure um arquiteto ou um consultor no local em que comprar os revestimentos , as grandes lojas de material de construção, oferecem esse serviço.


Leve a planta da casa.
A paginação é projetada em programas de computador, é a planta humanizada.
Uma paginação bem planejada  garante a amplitude ao ambiente., como é o caso da utilização de pisos retangulares. 
Peças lisas e grandes placas claras aumentam o ambiente. Não retalhe um pequeno ambiente com diversas cores e formas, isso diminuirá o espaço.



Cuidado com assentamentos diagonais, com 45%,  geram maior perda de material, mais ou menos 30% do material.

Banheiros e lavabos sem janela.


Banheiros e lavabos sem janelas correm o risco de ficarem abafados, dando uma sensação de sufocamento e mofando rejuntes e teto.




Quando não é possível abrir uma janela , existem algumas soluções para transformar seu lavabo ou banheiro num ambiente mais ventilado e acolhedor.






As portas de correr ou modelo “camarão”,  economiza espaço de circulação e liberar paredes para decoração e uso de acessórios como de ganchos para toalhas e pequenos armários ou prateleiras e nichos.

Velas são boas alternativas para iluminar o local fornecem uma iluminação agradável ;



Não instale bancadas ou armários sob a pia certamente diminuirão o ambiente, use cestinhas e organizadores.

Ventilação de banheiros e lavabos sem janela



Os tijolos de vidro são eficientes e esteticamente fazem um belo efeito,  existe a possibilidade do modelo com ventilação.  Estes arejam o ambiente e permitem a iluminação natural do ambiente.


No caso de apartamentos, os exaustores próprios para banheiros junto à paredes são a solução para o ar quente sair.



Existe a possibilidade de instalação de um domo junto ao teto, dando para o telhado, conferindo mais modernidade e mantendo uma ventilação constante.



O uso de ventilador de teto pode ser uma opção mais barata e fácil, poderá ser acionado via interruptor dificultando o surgimento de mofo.

Cores e Materiais para o Banheiro sem Janela



Os tons mais claros fazem o lugar parecer maior, mais iluminado e elimina a impressão de confinamento.

Se for possível, instale mais de um espelho em diferentes paredes: este truque irá duplicar a luz no ambiente.


Para decorar capriche nos objetos e acessórios de vidro transparente ou acrílico, como o box ou a bancada da pia, dando a ilusão de maior espaço.

Iluminação de banheiros e lavabos sem Janelas

 Ilumine os cantos do ambiente dando mais amplitudes.
A maneira mais correta de iluminar os espelhos é colocar arandelas nas paredes na lateral do espelho, para aumentar a visibilidade e evita reflexos.





Ciprestes no Paisagismo I: cipreste de monterey



Cipreste, cipreste de monterey, cipreste da califórnia, Cupressus macrocarpa
Originário dos  Estados Unidos

Conífera de forma piramidal, atinge até 20 metros, e possui um crescimento lento.
Esta planta  é bastante aromática, podemos sentir mais o aroma ao esmagarmos um pedaço de ramo.Suas  folhas escamosas são muito usadas no paisagismo.




No Paisagismo

Adaptadas a regiões de invernos mais frios. Em conjuntos formam um belo efeito. Topiadas colocadas em linha, fazem uma excelente proteção contra os ventos.
Podem ser plantadas em canteiros com arbustos floríferos e herbáceas de estação. 

Cultivo 

Pleno sol, como toda conífera.Esta conífera está bem adaptada a regiões mais frias, como no Sul do Brasil.
O solo deve ser rico em matéria orgânica, levemente ácido e permeável.



Plantio

Faça um buraco duas vezes maior que o torrão, colocar areia misturada com composto orgânico e adubo animal.

Adubação

Coloque adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 200 gramas.
Regue bem depois.

Pisos Drenantes




Além de deixar o ambiente mais bonito e confortável, esses revestimentos têm a função sustentável de ajudar e escoar a água para o solo, evitando também a formação de poças e drenam a água para o solo.Dependendo do modelo e fabricante podem drenar até 95% da água.



São muitas as vantagens: além de serem antiderrapantes garantindo a segurança das pessoas, são ecologicamente corretos e reduzem a absorção de calor.



Desenvolvidos para áreas externas, este tipo de piso é uma solução sustentável que garante a absorção de água pelo solo de maneira eficiente e rápida.


Podem se usados em praças, parques, áreas de circulação de pessoas, e em beiradas de piscina, lugares que acumulam  muita água.

Existem empresas no mercado com tecnologia de ponta na fabricação deste piso, e utilizam matéria prima como cimento, fibra de coco, borracha, pedras, resíduos reciclados de cerâmica, areias, pedrisco, argila expandida, seguindo a linha de sustentabilidade e reciclagem de materiais.









MAIS VISITADAS !!