Ambientes: salas de estar e jantar

Ambientes       

Qual é o seu estilo ???

Salas de estar e jantar



Vamos falar um pouco de decoração em ambientes residenciais e comecemos, nosso post inicial, pelas salas de estar e jantar. São pequenos detalhes que irão fazer toda a diferença em sua decoração.











Estilo clássico: nunca sai de moda, porém o ambiente ficará melhor se tiver pé direito alto, grandes espaços, e boa distribuição. Móveis e tecidos estampados, uso do dourado e preto ou ouro velho. Se não houver grandes espaços faça uma decoração contemporânea branca com elementos clássicos.




Em ambientes grandes opte por criar um único ambiente.


Na sala de estar procure dispor os sofás um de frente para o outro,  poltronas e chaises não precisam estar dispostas simetricamente ao lado dos sofás, coloque-as enviesadas para quebrar a rotina.



Na sala de TV os sofás não precisam estar um de frente para o outro e sim a peça maior e coloca-se de frente para a TV e os menores encaixa-se em lugares quaisquer, na sala.
Quanto à iluminação: num ambiente para conversação colocar spots embutidos com focos direcionados e eliminar o lustre central. Os spots são com dicróicas , porém não colocá-los encima do sofá.






Na sala de jantar é obrigatório ter um ponto central de iluminação, pode-se usar vários circuitos ou trabalhar com dimerização, ou plafon.




Se tiver peças coloridas, não colocar cor nas almofadas, paredes, estofados ou tapetes: ficará muito carregado. Se tiver muitas peças coloridas use sofás, poltronas, cortinas, almofadas nas cores neutras ( branco, bege, ...).



Não tenha medo de misturar estilos, mude em pequenos detalhes.



Salas pequenas, móveis pequenos; salas grandes, móveis grandes.
Uma solução para a sala de estar conjugada com a de estar é usar uma mesa redonda com poltronas, tirando o ar formal da mesa de jantar.


Capas de sofá e de cadeiras são uma boa solução para mudar a cara do ambiente, porém só se for sob medida, ok ?

Tapetes, na sala de jantar, nunca menor do que a área que abrange as cadeiras, pode ser perigoso ao se puxar a cadeira para trás.
Para tornar o ambiente aconchegante, não use piso frio e sim cortinas, almofadas, tapetes, arandelas nas paredes laterais e cores quentes. Cortinas trazem mais aconchego, na sala,  do que persianas.



Quadros na sala de estar, atrás dos sofás, nunca maiores que estes últimos e na altura de 25cm do sofá.




.



No próximo post falaremos sobre os quartos.


MAIS VISITADAS !!