Cooktop II



O fogão de mesa, conhecido como cooktop, é uma solução muito moderna para inserir na cozinha. O espaço que antes era destinado apenas para fazer comida recebe cada vez mais atenção quanto à decoração e por isso os cooktops ganharam um grande destaque. Eles trazem charme ao ambiente e otimizam o espaço.




Entretanto, é comum que os clientes tenham dúvidas sobre esse tipo de produto. Separamos algumas informações para que você possa responder às cinco dúvidas mais comuns dos clientes sobre esse eletrodoméstico:



1. Onde instalar?

A instalação dos cooktops podem ser feita em granitos, mármores ou bancadas com acabamentos em pedra. É importante que a bancada tenha pelo menos 3 cm de espessura para que consiga comportar o peso do eletrodoméstico sem sofrer avarias.

Quanto ao planejamento do espaço, é importante que as laterais de onde acontecerá a instalação fique livre, até para servir como apoio e área de trabalho. Também é importante consultar um engenheiro e o manual do produto para uma instalação correta.



2. Todos os cooktops funcionam da mesma forma?

Não. Existem dois modelos principais de cooktops: o elétrico e o por indução. Cada um possui características de funcionamento e propriedades específicas.
O cooktop elétrico é o mais moderno e não utiliza grades. Ele funciona por meio da eletricidade, esquenta muito rápido e demora para esfriar. Para ele, é necessário usar panelas resistentes e com fundo reto.

Já o cooktop por indução exige que as panelas sejam planas e magnéticas, pois o preparo dos alimentos é feito por indução eletromagnética. Assim que é desligado, esse modelo esfria, eliminando riscos de se queimar ao tocar no cooktop.

3. Devo comprar e instalar um cooktop em qualquer cozinha?

O cooktop é sinônimo de praticidade e elegância, mas nem todos os projetos devem optar por ele. Ele é uma boa opção para cozinhas pequenas e kitnets, por ocuparem pouco espaço, mas devem sempre ser instalados em cozinhas de mármore, granito ou outra pedra resistente.

Pisos de mármore podem deixar o ar ainda mais elegante e moderno. Mas é necessário perceber se o cooktop combina com o estilo da cozinha ou parecerá um “estranho no ninho”. Após instalá-lo em revestimentos em pedra da cozinha, também vale ponderar se há espaço e necessidade de instalar um forno.



4. É complicado de limpar o cooktop?

Há dois tipos de limpeza a serem feitas em seu cooktop, a de rotina e a profunda, mais pesada. A de rotina serve para que o eletrodoméstico permaneça sempre limpo, brilhoso e dando um toque único na cozinha. Para limpar, basta passar pasta mousse de bicarbonato até que se forme um líquido. A limpeza pode ser diária e feita com uma esponja ou pano úmido para que o cooktop mantenha a aparência de novo. Além de dar brilho, essa pasta tira a gordura e resíduos da superfície.



Já a limpeza pesada deve ser feita sempre que o cooktop esteja muito engordurado, com manchas de água ou crostas. Para a limpeza pesada, passe a mesma pasta e aguarde 3 a 5 minutos para que toda a sujeira fique amolecida e possa ser retirada. Enxague o cooktop com um pano molhado e, em seguida, um seco para finalizar.

5. Como é o consumo de energia do cooktop?

Os cooktops elétricos utilizam energia elétrica, seja ele vitrocerâmico ou de indução. Já os a gás utilizam a energia apenas para acender os queimadores automaticamente. A maior vantagem dos cooktops a gás é que a refeição pode ser feita mesmo quando faltar luz utilizando um fósforo. O consumo de energia desse eletrodoméstico é semelhante ao de um chuveiro, um pouco maior do que o consumo do fogão tradicional.



O cooktop pode ser um excelente item para trazer charme à cozinha do projeto, sejam os revestimentos e decoração do ambiente feitos com silestone, porcelanatos, marmoraria, granitos exóticos ou limestone. Entretanto, é necessário que o ambiente seja apropriado para receber essa peça.  Fonte: granramos.com.br

MAIS VISITADAS !!