Árvores na área de piscinas

A escolha de uma árvore para plantio em local próximo a uma piscina deve ser criteriosa. 




É preciso considerar e analisar principalmente as características intrínsecas das espécies arbóreas, o espaço disponível, o clima local e, por ocasião do plantio, utilizar as recomendações técnicas agronômicas. 




O tipo de raiz da espécie é certamente uma das características mais importantes para o caso. 

A espécie a ser selecionada deve possuir sistema radicular pivotante (uma raiz principal com crescimento vertical em profundidade). Assim, estão excluídas todas as espécies arbóreas da família das Moráceaes, sendo as mais conhecidas e utilizadas as do gênero Ficus. Da mesma forma acontece com o flamboyant (Delonix regia), que por ter raízes bastante superficiais, além de folhas caducas, flores e frutos grandes que sujam a piscina, também não deve ser plantado. 

Uma árvore, mesmo com raiz pivotante, para ser colocada próxima a uma piscina deve ser plantada a uma distância mínima de 5,00 m dessa, para maior garantia de que as raízes não alcancem a parede da piscina. Além disso, deverá ser localizada de forma a não projetar sombra sobre a piscina, em nenhum horário. Outro cuidado necessário é dar preferência para espécies que possuam folhas perenes e grandes, para facilitar a retirada das folhas caídas. 

O ideal é que a escolha recaia sobre uma espécie nativa da região ou então sobre uma espécie exótica adaptada ao clima, para suportar as intempéries como baixas temperaturas, geadas ou granizos. A árvore, além de fornecer sombra, deve ser bastante ornamental, ou seja, possuir floração interessante, de longa duração no período da primavera e verão. 

As flores, de preferência, devem ser grandes, vistosas e coloridas, e o porte da árvore deve ser médio ou grande, se o espaço disponível permitir. É importante lembrar que para uma área próxima à piscina, as opções mais ornamentais, harmoniosas e mais utilizadas são as palmeiras e os coqueiros.

A seguir, veremos algumas sugestões de árvores ou palmeiras indicadas para o plantio próximo à piscina: 

Dentre as árvores nativas que poderão ser utilizadas destacam-se a grumixama (Eugenia brasiliensis), de porte mais alongado do que largo, de folhas grandes, coriáceas, perenes e brilhantes e com uma frutificação bastante ornamental.

grumixama (Eugenia brasiliensis)
Outra sugestão é a cerejeira-do-mato(Eugenia involucrata), de porte menor e copa mais arrendondada que anterior, folíolos menores também perenes e coriáceos, com frutos muito ornamentais e apreciados pelas aves. 


cerejeira-do-mato(Eugenia involucrata)

As eritrinas (Erythrina falcata - corticeira-da-serra e Erythrina cristagalli -corticeira-do-banhado) podem ser utilizadas, porém possuem folhas caducas, em contrapartida apresentam um belíssimo florescimento, nas cores laranja e vermelho-vivo coral, nos meses de outubro a dezembro. 

 corticeira-da-serra(Erythrina falcata) 


corticeira-do-banhado-(Erythrina cristagalli) 

Outra indicada por ser muito ornamental, de porte menor que as anteriores, é o manacá-da-serra(Tibouchina mutabilis), com flores brancas e roxas, no outono e no verão. 


manacá-da-serra(Tibouchina mutabilis)

Dentre as exóticas, as magnólias são as mais interessantes, possuem porte piramidal, folhas grandes, verdes, brilhantes e floração muito ornamental, é o caso da magnólia-branca (Magnolia grandiflora) e da magnólia-amarela (Michelia champaca), com flores perfumadas e amarelas. 

magnólia-branca (Magnolia grandiflora)

magnólia-amarela (Michelia champaca)

Algumas palmeiras nativas podem ser usadas com sucesso: as de gênero Butia, principalmente a butiá ou butiá-da-praia (B. capitata), e butiá-da-serra (B. eriospatha) e a juçara ou içará(Euterpe edulis). 

butiá-da-praia (B. capitata)


butiá-da-serra (B. eriospatha)

Há opções também de palmeiras exóticas de climas temperado ou subtropical, como a seafórtia (Archontophoenix cunninghamii), areca-bambu (Dypsis lutescens), palmeira-leque-da-china ou falsa-latânia (Livistona chinensis). 

seafórtia (Archontophoenix cunninghamii)
Fonte: texto: www.jardimdeflores.com.br 

MAIS VISITADAS !!