Paisagismo em varandas

Vejamos algumas dicas para você deixar sua varanda com um ar mais leve, aconchegante com plantas.







Antes de planejar o seu jardim na varanda é preciso redobrar a atenção no momento da escolha das espécies. As mais recomendadas são as de sombra e meia-sombra, que podem ser usadas em jardineiras de alvenaria ou em vasos.



A incidência do sol, a ação dos ventos e o espaço disponível também são determinantes para a definição do projeto. Em andares altos, por exemplo, o sol é presença garantida. Para aproveitá-lo, aposte no colorido de árvores frutíferas como os pés de jabuticaba, romã e pitanga. Os apaixonados por ervas e temperos também podem reservar um local para uma pequena horta.



Escolha plantas de sombra e meia-sombra e use-as em jardineiras de alvenaria 



Veja abaixo as espécies mais indicadas para cada ambiente e como cuidá-las:



Espécies indicadas para meia-sombra

lança-de-são-jorge, pândano espiral, pata-de-elefante, pau-d’agua, asplênio, palmeira-ráfis 


Cuidados: irrigação, limpeza e adubação


Espécies indicadas para varandas ensolaradas: palmeira fênix, moreia bicolor, pleomele e jabuticabeiras 

Cuidados: verifique a necessidade de rega de cada espécie e a posicione para que receba a ação dos ventos com frequência







Espécies mais recomendadas para a sombra: palmeira-ráfis e bromélia de sombra 

Cuidados: fique atento ao excesso de água, pois, nesse caso, ela pode ser mais prejudicial do que a falta de rega








Sacadas sem sol : um problema ??



É preciso escolher espécies de clima mais frio ou então plantas de folhas resistentes, que suportem bem correntes de vento e noites frias. Repare que esse tipo de clima é muito comum também para as plantas do deserto - a gente pensa que só faz calor, mas a temperatura cai bruscamente à noite, exigindo muitas adaptações na vegetação, como folhas envernizadas, pequenas ou suculentas. 

Entre as plantas para vasos de porte médio estão a dracena, os muitos filodendros (o imbé é bem versátil), a pata-de-elefante. Já as de vasos pequenos podem incluir até orquídeas de clima frio, caso de alguns Dendrobium, dos Cymbidium e de muitos sapatinhos (dos gêneros Paphiopedilum ou Phragmipedium, por exemplo). Se você conseguir manter um bom nível de umidade local, experimente ainda as plantas de bulbo, como lírio, jacinto e alho-negro, além de agapanto, zamioculca e antúrio.





Outras opções:



Dracena pau-d’água: pode chegar a 6 m de altura se mantida com boa irrigação em áreas sombreadas. 



Fícus lyrata: planta ornamental robusta. Não gosta de vento nem de água em excesso. 



Palmeira chamaedorea: chega a ultrapassar os 2 m de altura e prefere ficar em ambientes úmidos, longe da luz do sol. 



Palmeira-ráfis: se adapta melhor aos locais sombreados – as folhas tendem a amarelar quando expostas diretamente ao sol. Mantenha sempre bem irrigada. 





Pata-de-elefante: atinge até 3 m na fase adulta e gosta de clima seco e quente. Não exige rega constante. 



Iuca: precisa de espaço, pois cresce bastante mesmo plantada em vasos. Gosta da proximidade de um janela, onde entra um tanto de luz natural. Basta uma rega semanal. 



Asplênio: prefere locais sombreados e quentes, e terra constantemente úmida. Regue três vezes por semana, mas sem encharcar o vaso. O sol deixa suas folhas amareladas.




Bálsamo: suculenta de médio porte, prefere meia-sombra e pede uma irrigação semanal. 



Bromélia gusmânia: apresenta flores vermelhas exuberantes no verão e cresce melhor em ambientes quentes, úmidos e com luz indireta. Regue somente quando a terra estiver seca. 



Espada-de-são-jorge: suculenta de folhas graúdas, solicita regas espaçadas e ambientes à meia-sombra. 



Filodendro cascata: não gosta de sol direto e precisa de vaso regado três vezes por semana. 



Lírio-da-paz: evite exposição direta ao vento e aos raios solares. Requer terra sempre úmida. 



Orquídea cymbidium: desenvolve-se em locais protegidos do frio e do vento e não exige regas constantes. Produz flores brancas, cor-de-rosa ou vermelhas, somente no inverno. 




Orquídea phalaenopsis: precisa de boa ventilação e luminosidade natural indireta. Mantenha o vaso úmido, mas nunca encharcado. 



Dracena arbórea: resiste bem ao solo seco, portanto duas regas por semana são suficientes. Deixe-a próxima a uma janela.



Algumas sugestões: casaabril.com


MAIS VISITADAS !!