Acidentes domésticos: choque elétrico

O choque elétrico é um dos mais graves acidentes domésticos e que pode levar à morte. Esse tipo de acidente pode causar também danos aos tecidos nervosos , alterações na frequência cardíaca e no sangue e queimaduras.

Vejamos algumas dicas para nos protegermos deste tipo de acidente em casa

Com relação às tomadas:

Utilize as novas tomadas fornecidas no mercado com o terceiro pino de aterramento.



Não use os benjamins e não ligue vários aparelhos na mesma tomada, eles podem provocar aquecimento nos fios e podem até  causar curtos-circuitos. Isso vale para cozinhas e as áreas de serviço que possuem tomadas de uso específico para eletrodomésticos com potências maiores como máquinas de lavar roupa, louça etc.



Nunca ligar diretamente um fio sem a flecha nos plugues da tomada e nunca desligue aparelhos puxando-os pelo fio. 

Coloque protetores nas tomadas para prevenir choques em crianças.

Ao  trocar  uma lâmpada, ou consertar o chuveiro elétrico, desligue disjuntores e a chave geral. 
Não se esqueça de alertar as pessoas da casa para que ninguém religue o disjuntor  e nunca mexa com eletricidade quando estiver com as mãos, roupas ou calçados molhados. Ao trocar a lâmpada, não toque na parte metálica.

Não toque em fios sem saber se estão ligados à rede elétrica, muito menos se estiverem desencapados. Quando um fusível queima, não basta substitui-lo, procure identificar a causa e, após solucionar o problema, substitua-o por outro de igual capacidade ou rearme o disjuntor. 

Nunca coloque arames ou moedas no lugar de fusíveis.
Nunca troque disjuntores por outros de maior capacidade para evitar quedas. Assim como eles, os fios de eletricidade têm espessuras específicas para suportar determinadas cargas elétricas.

Ao  aumentarmos a capacidade do disjuntor, ele começa a liberar mais carga para um fio que vai ficar como uma via congestionada, esquentar e até derreter, aumentando a possibilidade de incêndios.

Aterre os equipamentos de maior potência, como geladeira, forno micro-ondas e ar condicionado. 

Nunca posicione qualquer aparelho elétrico ao alcance de quem estiver imerso em uma banheira, piscina ou tomando banho. Da mesma forma, mantenha os equipamentos longe de pias, banheiras, superfícies molhadas e locais úmidos. 

Caso um aparelho caia dentro d'água, desligá-lo da tomada antes de tentar recuperá-lo. Ao sair de casa verifique se eletrodomésticos estão desligados

Nunca coloque facas, garfos ou qualquer objeto de metal dentro de aparelhos elétricos ligados.

A instalação elétrica da residência costuma dar sinais de saturação antes de ocorrem acidentes. O mais comum deles é o morador sentir que tem poucas tomadas disponíveis em casa. Muitas casas mais antigas não foram projetadas para suportar a quantidade de eletrodomésticos e eletrônicos que nós temos hoje.

Luzes piscando quando dois equipamentos, como chuveiro e secador, por exemplo, são ligados ao mesmo tempo é outro sinal de que os sistemas da instalação elétrica não estão bem divididos ou precisam ser segmentados ainda mais. Da mesma forma, quando você leva um pequeno choque ao tocar no registro do chuveiro ou na porta da geladeira é um indicador de que o aterramento da sua casa está com problemas. 

Prática errada

Assim como os eletrodomésticos possuem um fio verde conhecido como fio terra, as residências devem ter um aterramento que desvia a carga elétrica do corpo da pessoa para o solo mesmo que o fio terra do equipamento elétrico não esteja conectado. O dispositivo residual compõe, junto ao fio terra, o conjunto de segurança de uma casa. Conhecido como DR, ele é um interruptor automático que desliga automaticamente a corrente elétrica em casos de insegurança.

Se você anda sentindo cheiro de fumaça e de cabo derretido, procure ajuda imediatamente, pois este é o sinal mais grave que a rede elétrica pode dar.

O sol é uma fonte alternativa de energia. Saiba mais sobre a eletricidade gerada por energia solar.

A segurança nas instalações elétricas é de suma importância, sendo que a falta desta pode ser fatal, dentro deste contexto existem dispositivos de segurança que garantem a prevenção de acidentes nessas instalações.


A Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), é a norma que trata da segurança em instalações elétricas, e também estabelece que essas devem ser regularmente inspecionadas por profissionais do ramo, não somente para manutenção, mas também nas fases de execução e operação. No fim da fase de execução deve ser feito um laudo técnico.

Em acidentes como incêndios, que podem se originar na sobrecarga de circuitos elétricos, que acontecem devido a instalações elétricas velhas ou em más condições de manutenção, o fogo acaba se alastrando rapidamente pela concentração de material inflamável e falta de equipamentos de segurança. A Norma Regulamentadora  n◦ 23(NR-23) se responsabiliza pela proteção contra incêndio e explosão nas instalações elétricas. 
Sempre contrate um profissional para acompanhar a obra, as instalações elétricas.

A solução é fazer inspeções periódicas que não se limitem a inspeções visuais mas que incluam ensaios que comprovem as condições de segurança nas instalações. Para evitar os riscos de incêndio e explosão, deve haver dispositivos automáticos de proteção contra sobrecorrente e sobretensão, além de proteção contra fogo.

    Outras considerações também devem ser levadas em conta com relação a segurança nas instalações elétricas, as instalações devem ser protegidas contra descargas elétricas atmosféricas (raios), com ligação à terra e pára-raios e devem ser isoladas ou aterradas para evitar o riso de contato (choque elétrico).


Fonte: Universidade Federal SC
Fonte: DME

MAIS VISITADAS !!