Estilos de decoração


Hoje falaremos sobre os diversos estilos de decoração
Qual é o seu ????
  
Contemporâneo: Suas formas são marcadas por linhas retas, cores neutras e muitas vezes de madeira natural. Na integração dos espaços, este estilo procura aderir o máximo de conforto ao ambiente, sempre mantendo um conceito simples e clean. Os mais modernos agregam detalhes em cores fortes que retratam a cara do século 21.






Vintage: Surgiu na década de 40 e sempre foi marcado por elementos-chave sem seguir uma regra exata na decoração. Destacam-se objetos retro como bicicletas, gaiolas, xícaras, relógios e quadros com personagens que marcaram a história. Esse estilo demonstra muita personalidade na combinação de estilos variados. 


Rústico: Este é marcado por móveis em madeira, objetos que lembram a natureza e também por elementos naturais. As cores naturais como marrom e verde são as mais comuns.




Romântico: É o preferido de muitas mulheres. A feminilidade é a principal característica que é retratada, principalmente nas estampas dos objetos. O elemento mais comum são as flores que estão por toda parte nos ambientes românticos. A delicadeza nesse estilo está sempre presente, seja em tons pastel, lustres delicados ou nos detalhes.




Clássico: Ambientes normalmente formados por móveis herdados de família. Seu destaque é nas peças volumosas e ambientes carregados. Sua característica mais marcante é a riqueza nos detalhes. Os móveis e objetos de decoração normalmente seguem formas arredondadas e profundas.




Temáticos: Ambientes que aderem à decoração de outras culturas. Entre os mais comuns estão o Oriental, marcado pelas cores preto, vermelho e detalhes dourados, o Tropical, que insere no ambiente elementos da natureza e cores vivas, e o Náutico (ou Navy), que contempla a harmonia das cores, azul, branca e detalhes em vermelho, além dos elementos que lembram navios e o mar.



Provençal:  o Estilo Provençal utiliza tons pálidos, madeira, pátina e estampas delicadas. À primeira vista ele parece feminino, mas depois é possível perceber que combina com todos os gostos, inclusive para os homens, onde vale apostar no rústico, tecidos de linho e tons de azul e mais terrosos.

O estilo surgiu de uma necessidade, pois os luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII que pertenciam apenas às famílias reais começaram a ser copiados pela população francesa. Esta, sem condições de manter o luxo da decoração, criou uma maneira criativa de se aproximar daqueles ambientes. Uma curiosidade é que, antigamente, os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo provençal. Com o tempo, esse novo estilo ganhou status e virou sinônimo de elegância, pois é indicado o uso de mobiliário antigo, com aplique de pátina ou outras técnicas.

Na decoração, o estilo provençal tem uma aparência nostálgica, aconchegante,  o neoclássico francês, com curvas sinuosas, tampos fresados, entalhes em forma de arabesco, volutas e conchas, além da pintura desgastada e o uso de tecidos florais são alguns dos detalhes do repertório provençal. "Esse estilo está em alta e traz para a decoração um conceito de resgatar o antigo, oferecendo ao mesmo tempo sofisticação"



Minimalista: Para a decoração de interiores, o estilo minimalista é muito interessante, devido ao uso de poucos móveis e pouquíssimas peças; às vezes, nenhuma. Por serem poucos os móveis devem der muito bons para poder causar excelente impressão. A principal cor é o branco ou preto. A decoração minimalista se preocupa em ocupar o mínimo possível um espaço, seja com objetos ou cores.


Clean: O estilo de decoração clean se caracteriza pela distribuição de poucos elementos num espaço claro, neutro e com bastante luminosidade. A ideia é que a ausência de objetos é, por si mesma, funcional e confortável. “Quanto menos informação, maior a amplitude”,utilizam-se superfícies lisas e cores neutras; o objetivo é que os elementos se fundam, dando ideia de amplitude. Em ambientes grandes, esse conceito pode se refletir em aberturas extensas, como um pé-direito duplo ou uma parede de madeira vazada, que integra cômodos e aumenta ainda mais a sensação de unidade. Para aqueles que dispõem de salas pequenas, a recomendação é evitar muitos móveis e itens de decoração, e preferir peças de materiais leves, como vidro.

MAIS VISITADAS !!