Cores na decoração

Olá hoje vamos falar sobre as cores nos projetos de decoração.



CORES - GENERALIDADES

  




As cores são fundamentais em decoração, acima está a roda de cores.


     Este estudo baseia-se na análise de cores e seus efeitos visuais. Os efeitos das cores podem ser aumentados ou diminuídos quando comparamos a outras cores. Existem diversas formas de contrastes que se baseiam nas características das cores e no círculo ou roda das cores. 


O contraste é pequeno quando as cores estão situadas próximas uma da outra , no círculo. E aumenta quando estas estão situadas nas extremidades opostas. poe exemplo o contraste muito utilizado amarelo e roxo, uma parede amarela e um sofá roxo, é um contraste e tanto e imprimi muita personalidade ao ambiente. Já quando utilizamos cores lado a lado na roda das cores, o contraste é de luminosidade que tem influência direta na iluminação do ambiente.






     As cores luminosas são mais alegres e as menos luminosas são mais sóbrias. Por exemplo chamamos cores quentes o vermelho, laranja, amarelo as quais sugerem mais proximidade e aconchego, na decoração, o vermelho é excelente para pisos, tapetes e passadeiras ou até mesmo um toque em alguma parede próxima a janela. 




O amarelo irradia muita luz e para os budistas representa o elemento terra em que a luz é um elemento solar. O laranja tem muita energia e é indicado para sala de refeições, restaurante etc





   Já as cores frias o azul e o verde esfriam o ambiente, o azul acalma e o verde conforta as emoções e equilibra e pode ser aplicado em ambientes de estudo ou repouso.



   A cromoterapia é muito importante para nossa saúde em todos os sentidos, viremos com mais informações sobre o assunto em breve.




MAIS VISITADAS !!