História da decoração, como tudo começou.

Olá Leitores ,

Vamos com um pouco de História !!!!


A essência da decoração


     O homem sempre procurou abrigar-se em um habitat.
     O dito homem das cavernas procurava cobrir o chão com peles de animais abatidos para maior conforto. Com o sangue seco pintava lindas figuras nas paredes e para conservar as pinturas queimava-se a banha do animal e esta fumaça impermeabilizava a pintura.
      Surge na antiguidade,Mesopotâmia, a arte com pigmentos no barro, mosaicos na pedra e surge no Egito técnicas de desenhar de baixo relevo, proporcionalidade a folha do papiro, a lei da frontalidade. Os egípcios não sabiam desenhar com perspectiva.
       A primeira peça de mobiliário foi no trono de TUTANKAMON .
       Na Grécia surgiu o alto relevo,. cadeiras e tronos esculpidos em mármore
      A forma de habitar está inserida em um clima circundante ao habitante, é íntima e extremamente pessoal.
      A Decoração no Brasil surgiu na década de 30 com Henrique Liberal. Até aquela época as casas eram somente mobiliadas sem critérios bem definidos ou pensados, planejados. Por exemplo a sala de visitas era utilizada somente em dias de festa, os quartos somente eram utilizados para dormir, não se pensava em um espaço de leitura ou trabalho anexado ao quarto como hoje em dia.
      Acreditem Liberal teve uma idéia extremamente inovadora quando ao ver em um bar espelhos velhos e manchados, acreditou poder usá-los em uma decoração, propos ao dono do bar uma troca, no caso mandaria colocar ladrilhos nas paredes do bar. Isso é um decorador, vislumbrar o sonho antes mesmo deste se tornar real.
     Tivemos também grandes marceneiros de renome como: Chippendale, Adam e Thonet sem os quais a decoração não teria o mesmo brilho.
        A influência européia sempre nos norteou e conduziu os projetos com elegância .
       Decorar é nada mais nada menos do que equipar o local de maneira agradável e dinâmica facilitando a vida privada de quem for habitá-lo. É a transformação de um sonho em realidade de harmonia e convivência.
       Nos dias de hoje os desafios são maiores, existem fortes sobreposições de funções junto a determinados ambientes também pelo tamanho dos imóveis cada vez mais reduzidos : a sala de estar também é usada como sala de jantar e até mesmo em um escritório!!!
        Bom será de todos esses desafios que falaremos nas próximas postagens, com dicas e muito bom gosto.
Abraço a todos.
      

MAIS VISITADAS !!