DECORA INTERI DICA DO MÊS

Materiais e Acabamentos 1: Rejunte

Vamos iniciar uma série de posts que trarão dicas para construir ou reformar.  Muitos fatores influenciam na hora de construir ou...

Planejamento de um jardim



Pesquise para descobrir quais as plantas que você gosta. Agora que você conhece melhor o tipo de área que está plantando e que plantas se dão melhor nela, é preciso escolher dentre as plantas adequadas as que você mais gosta. Use livros ou a internet na sua pesquisa.

A esta altura, você já deve saber quais plantas funcionam melhor no clima, altura, profundidade, sol e umidade da sua área. Agora é preciso escolher plantas pela cor, cheiro e aparência.




Meça o seu jardim. As medidas principais são: altura, comprimento, largura e profundidade.

Altura: Meça do chão até a altura de a área escolhida dentro do canteiro que você não quer que seja obstruída.





Largura e comprimento: Ao medir a largura e o comprimento do canteiro, você terá uma ideia de quanto espaço terá para arrumar. Se puder, faça um desenho com as medidas para levá-lo com você.

Profundidade: Muitas pessoas não lembram da profundidade do seu solo ao comprar plantas, mas é ela que determinará como se desenvolverão as plantas de seu jardim. Realize um teste de escavação para descobrir a profundidade do solo.




Descubra a incidência solar. Observe por um tempo e analise a quantidade de sol que seu jardim recebe. Isto tem uma influência considerável sobre o tipo de plantas que você deve escolher. Onde o sol nasce e onde se põe.




Pleno Sol: A área recebe 8-10 horas de sol e é naturalmente seca.
Sol Parcial: A área recebe 6-10 horas de sol direto por dia.
Meia-Sombra: A área recebe apenas 2-6 horas de sol.
Sombra Total: A área recebe menos de 2 horas de sol por dia, ou nada de luz.

O próximo passo é medir seus níveis de água para descobrir se o seu solo é úmido ou seco. Basta cavar alguns centímetros e sentir o como o solo mais profundo é. Verificar se o solo é argiloso ou arenoso. Se for argiloso, acrescente areia na composição, já se for arenoso, acrescente composto orgânico, como húmus.

Verifique a acidez do solo com o peagâmetro, e corrija se for o caso, fazendo a calagem, antes da adubação.

MAIS VISITADAS !!