Cromoterapia

Energia em forma de luz !!!


Como começou a cromoterapia, quem a estudou primeiro ??

A cromoterapia é uma das terapias de bio-informação mais antigas do mundo. Existem registros do uso das cores para fins medicinais desde os antigos egípcios, babilônios, chineses, indianos e os gregos. No século XVIII o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe pesquisou por quarenta anos os efeitos terapêuticos da luz, das cores.




Um dos precursores modernos dessa disciplina é o físico alemão Fritz Albert Popp (PhD), fundador do Instituto Internacional de Biofísica, que, com suas pesquisas, provou a existência de biofótons-partículas de luz que transmitem informações entre as células vivas. Seu trabalho mostra que uma célula armazena e libera fótons, que são partículas de luz, criando as emissões biofotônicas, que podem ser analisadas como um padrão para doenças ou para a saúde. A partir da premissa que as células humanas exibem suas propriedades de luz, e que essa luz e cor sofrem modificações no sistema de informação do corpo, estas podem ser utilizadas no auxílio da restauração da saúde. Essas terapias complementares buscam atingir o equilíbrio dinâmico do corpo usando estímulos não invasivos como as cores.

As terapias complementares não atuam contra as doenças, mas sim a favor da saúde. 

Para a cromoterapia não há contraindicação, fazendo parte da relação das principais terapias complementares reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde - OMS, desde 1976.

As técnicas da cromoterapia  vem sendo utilizada há alguns anos,  por arquitetos e decoradores na decoração de ambientes. O banheiro é um exemplo. As cores vão desde os revestimento e pinturas até utilização de LEDS, lâmpadas coloridas, em chuveiros, banheiras SPA, etc.



Os chuveiros, banheiras já veem com a tecnologia de manter variações de cores. Todo o ambiente pode ser pensado com base nessa tecnologia, como já foi dito anteriormente, não há restrições. 



As principais doenças em que a cromoterapia é empregada são: insônia, ansiedade, nervosismo, dislexia, agressividade e outras mais.



Vejam a influência das cores em nosso dia-a-dia



Vermelho: estimula os nervos, a circulação do sangue, permite a liberação de adrenalina, é revigorante, energético e excitante.

Laranja: estimula o sistema respiratório a fixação do cálcio, aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Ajuda a remover repressões e inibições.


Amarelo: atua no sistema nervoso central e autônomo simpático, revitaliza os neurônios favorece o raciocínio e a memória, o autocontrole e o otimismo.

Verde: a cor da natureza, da paz, da harmonia. Age na pressão, no coração. Acalma trazendo um sentimento de renovação.


Azul: cor calmante e suavizante. Atua no sistema nervoso central, possui propriedades anti-sépticas, refrescante.


Índigo/Anil: cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, e cicatrizante. Limpa as correntes psíquicas e estimula a intuição.

Violeta: aumenta o magnetismo sexual, atua de modo tranquilizante no sistema nervoso simpático. Efeito calmante no coração, purificados do sangue. Estimula o metabolismo e formação de hormônios. Efeito curativo.

Rosa: Cor que vibra amor, desejo e prazer. Enaltece a beleza feminina.


Branco: energiza todo o corpo. É a união de todas as cores.

Fonte: Revista Cores e Iluminação e dados da Federação Mundial Medicina Chinesa.





MAIS VISITADAS !!