Pisos



PISO VINÍLICO OU PVC

Ainda novidade no Brasil, prático é uma laminação de camadas de PVC e minerais. Higiênico, prático e sustentável. Essas são as principais características dos pisos vinílicos. Cada vez mais, eles têm saído dos ambientes corporativos, onde já são uma realidade, e chegado nas casas das pessoas. O piso possui um ótimo desempenho acústico e características térmicas que agregam temperaturas agradáveis aos ambientes. Material ecológico pois pode ser fabricado através de plásticos reciclados. Também permite a personalização e inovação das peças com uma decoração diferenciada pelo material utilizado. Além disso, é muito resistente, de alta durabilidade, antialérgico, macio, anti-chamas, não retém poeira e é fácil para limpar. 
O acabamento do vinílico é de alta qualidade e ele é mais resistente à água do que o laminado. A espessura é menor e são mais flexíveis. Não faz barulho ao andar, ideal para quem tem animais de estimação e crianças.




PISO LAMINADO

É um compensado de madeira (mistura de madeiras) revestido por laminado melamínico (fórmica), imitando a madeira.Os pisos laminados são muito utilizados em ambientes internos, como áreas comerciais e residenciais. Entre as principais características está a resistência a riscos e a abrasão, facilidade para limpar e alta durabilidade. Como a madeira, o piso laminado tem ampla variedade de tipos, cores e de madeiras simuladas.



CIMENTO QUEIMADO

Duas alternativas podem ser buscadas no mercado: o cimento polimérico ou as massas pré-fabricadas. Outra saída é a massa caseira, que pode ser preparada por um mestre de obras experiente. A vantagem do cimento polimérico é o aditivo que garante maior elasticidade e aderência do cimentado. Massas pré-fabricadas à base de pó de limestone ou de quartzo têm boa resistência a trincas.Por não ter rejuntes e facilitar a limpeza, o acabamento de cimento queimado é muito apreciado em pisos e paredes de cozinha. No entanto, respingos constantes de gordura podem manchar o revestimento, uma dica é usar azulejos ou placas de inox próximas ao fogão.



PORCELANATO

O porcelanato é o queridinho dos arquitetos e dos clientes. São vários os motivos: alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspiram-se em outros elementos como pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido para formar uma gama de opções. "Às vezes a gente acaba optando por este piso porque tem vários modelos pra escolher", revela a arquiteta Sabrina Sbardelotto. As placas vêm em diversos tamanhos. A porosidade quase nula do porcelanato o torna bastante impermeável.  Sua instalação é relativamente rápida, mas como a maioria dos pisos, requer a regularização do contrapiso antes da aplicação. Os três tipos de porcelanato mais comuns no mercado são: técnico, polido ou natural, versão mais comum que possui bastante brilho; acetinado ou mate, mais fosco; e o rústico, antiderrapante e indicado para áreas externas.
Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Seu uso é muito amplo, tanto na cozinha quanto no banheiro, assim como em salas e quartos. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.



AZULEJO


Os azulejos recebem a mesma orientação do porcelanato. Uma dica é utilizar as peças retificadas, que passam por um processo mais rígido de qualidade e possuem medidas alinhadas, necessitando de menos rejunte. Quando as peças não são retificadas a aplicação exige um espaço maior entre um azulejo e outro, de 2 a 3 ml, para disfarçar a diferença entre elas



ASSOALHO OU TABOÃO

O conforto térmico e a durabilidade são as principais vantagens. Quando bem instalado o tempo de vida útil deste piso pode chegar a 30 anos ou mais. Para a instalação é necessário um contrapiso rebaixado, geralmente em 2 cm. Ele também deve ser impermeabilizado, plano e bem curado. A maderia deve receber uma proteção à base de solvente ou de água, com efeito fosco ou brilhante. Mais importante que escolher o tipo de madeira é verificar sua procedência. Deve-se observar se o produto passou por um processo de secagem correto e se é certificado. Peça garantias sobre a secagem da madeira em estufa para evitar a compra de material verde.


TACO

Feito de placas de madeira nativa em tamanhos variados. A vantagem é que podem ser colocados sobre outros pisos, como cerâmica ou pedra. Os formatos mais comuns são espinha-de-peixe, escama-de-peixe, dama, paralelo e convencional. Antes de escolher, verifique com o profissional o quanto de material será perdido por causa do desenho - varia de 8 a 15%.



PARQUET

Diferencia-se do taco pela medida: quatro peças unidas formam uma placa. Na instalação, a face superior dessas placas chegam cobertas por uma camada de papel. A outra extremidade fica em contato com a cola, espalhada diretamente no contrapiso nivelado e impermeabilizado. Depois de dez dias da colocação, é feita a retirada do papel com batidas leves, usando pano úmido ou martelo de borracha. Em seguida, o piso é lixado, calafetado e revestido com proteção.



CARPETE DE MADEIRA

O nome confunde um pouco, mas este produto é semelhante ao laminado. A diferença é que no carpete de madeira a contracapa, o miolo e a lâmina decorativa são de madeira natural. Além disso, o carpete recebe verniz. As réguas são coladas e encaixadas, sobre uma manta de poliuretano, colocada no contrapiso seco e nivelado. Essa camada é isolante acústica e impermeabilizante.


PISOS  EMBORRACHADOS

A vantagem dos pisos de borracha é que são antiderrapantes, acústicos e absorvem impactos. Por isso são bastante indicados para salas de ginástica, recreação infantil e locais de alto tráfego. Dependendo do modelo, deve ser usado somente em áreas internas. Instalado diretamente sobre o contrapiso, o revestimento é fixado com uma cola designada pelo fabricante. Porém o excesso de água prejudica este tipo de piso, podendo haver descolamento. Por isso não é indicado para ambientes externos e na área do box do chuveiro.  Fonte Hagah




//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Para se fazer uma boa compra e instalação eficiente é preciso estar informado sobre as características e limitações de cada produto a ser utilizado na decoração, de modo a aliar as qualidades estéticas às necessidades do cotidiano.


A escolha do revestimento certo não se faz apenas por critérios de beleza ou pelo preço, deve ser feita mediante um conhecimento prévio de necessidades que o material deverá atender.
piso vinílico


Existe sempre um tipo de revestimento adequado para cada fim. No caso de paredes é importante tomar cuidado com o uso do mesmo tipo de revestimento em ambientes externos e internos. Com relação ao piso, deve-se considerar o tipo de tráfego no local.


Estar sempre bem informado sobre as propriedades dos materiais e tipos de revestimento impede que se cometam enganos que só nos trarão prejuízo financeiro.




Lugares como piscinas ou quintais que ficam molhados frequentemente pedem alternativas antiderrapantes. Para as garagens, o piso deverá ser antiderrapante e impermeável por causa do óleo automotivo.


piso laminado
Aprender a comprar material é fundamental. Comprar um excedente de 10% é garantia contra quebras ou desperdícios.




RESISTÊNCIA DO PISO


 
emborrachado



PEI Porcelain Enamel Institute: usada para classificar a resistência do esmalte do piso ou revestimento


PEI 01: uso em locais de tráfego leve


PEI 02: uso em locais de tráfego médio , todas as dependências menos cozinha, banheiros e sacadas.


PEI 03: uso em locais de tráfego intenso, todas as dependências com pouco número de usuários.


PEI 04: uso em locais de tráfego intenso, residenciais, públicos de tráfego moderado.


PEI 05: tráfego muito intenso, supermercados, garagens, shoppings etc.



DICAS:



- O mais indicado é que ele seja um elemento neutro para permitir versatilidade ao espaço;


- Para obter definição de espaço escolha o piso mais escuro que a parede;


- Evite revestimentos muito trabalhados que podem comprometer ou criar limitações em toda decoração;


- Se o piso for escuro, como ardósia, use um tapete claro para iluminar o ambiente;


- Quadriculados menores 30x30cm substituem os tapetes;
- Utilize sempre placas grandes para mármores e granitos já cerâmicas e porcelanatos, placas menores 45 cm x 45cm.

MAIS VISITADAS !!