DECORA INTERI DICA DO MÊS

Materiais e Acabamentos 1: Rejunte

Vamos iniciar uma série de posts que trarão dicas para construir ou reformar.  Muitos fatores influenciam na hora de construir ou...

Cores na decoração

Olá hoje vamos falar sobre as cores nos projetos de decoração.



CORES - GENERALIDADES

  




As cores são fundamentais em decoração, acima está a roda de cores.


     Este estudo baseia-se na análise de cores e seus efeitos visuais. Os efeitos das cores podem ser aumentados ou diminuídos quando comparamos a outras cores. Existem diversas formas de contrastes que se baseiam nas características das cores e no círculo ou roda das cores. 


O contraste é pequeno quando as cores estão situadas próximas uma da outra , no círculo. E aumenta quando estas estão situadas nas extremidades opostas. poe exemplo o contraste muito utilizado amarelo e roxo, uma parede amarela e um sofá roxo, é um contraste e tanto e imprimi muita personalidade ao ambiente. Já quando utilizamos cores lado a lado na roda das cores, o contraste é de luminosidade que tem influência direta na iluminação do ambiente.






     As cores luminosas são mais alegres e as menos luminosas são mais sóbrias. Por exemplo chamamos cores quentes o vermelho, laranja, amarelo as quais sugerem mais proximidade e aconchego, na decoração, o vermelho é excelente para pisos, tapetes e passadeiras ou até mesmo um toque em alguma parede próxima a janela. 




O amarelo irradia muita luz e para os budistas representa o elemento terra em que a luz é um elemento solar. O laranja tem muita energia e é indicado para sala de refeições, restaurante etc





   Já as cores frias o azul e o verde esfriam o ambiente, o azul acalma e o verde conforta as emoções e equilibra e pode ser aplicado em ambientes de estudo ou repouso.



   A cromoterapia é muito importante para nossa saúde em todos os sentidos, viremos com mais informações sobre o assunto em breve.




MAIS VISITADAS !!