Iluminação com LED

A tecnologia de iluminação em LED virou causa de muitas pesquisas e notícias, afinal essa novidade aguçou a curiosidade dos interessados no assunto. 



Muitos são os benefícios divulgados, porém você realmente conhece as vantagens e desvantagens desse novo conceito em iluminação? 
Listamos abaixo algumas das vantagens e desvantagens das luzes em LED. 



Vantagens 

Longa vida útil 

A média de tempo de vida gira em torno de 50 mil horas de consumo. Se utilizado durante 8h diárias, alcança até 17 anos de uso. 



Custo mínimo de manutenção 

Pelo motivo de sua longa vida útil, as lâmpadas LED evitam suspensões de serviço, prejuízos e substituições constantes, garantindo grande economia na manutenção. Em situações de difícil acesso para instalação e manutenção das luminárias, como: pontes, altas estruturas ou iluminações de segurança, as lâmpadas LED tornam-se extremamente práticas e eficazes. 


Não possui risco de contato direto 

Por ser executada com baixa tensão, a iluminação LED pode ser utilizada em ambientes úmidos ou até mesmo embaixo d’água, como em piscinas e banheiros, sem oferecer riscos de choques. Pode-se também utilizar as lâmpadas LED em iluminações de baixa altitude sem a preocupação de queimaduras por contato. 



Não possui emissão de raios infravermelhos ou ultravioletas 

As luzes de LED produzem um calor mínimo, além de não emitirem raios infravermelhos e/ou ultravioletas. Dessa forma, podem ser utilizadas para iluminação de construções históricas ou de áreas de vegetação sem a preocupação de causar danos. 



Preocupação com Meio Ambiente 

As lâmpadas LED são recicláveis, não causando prejuízo algum ao meio ambiente. Se comparadas com as lâmpadas fluorescentes economizadoras de energia ou as de sódio que contém mercúrio, além das comuns lâmpadas de escritório e/ou as de cabeceira, que emitem ondas eletromagnéticas nocivas à saúde se mantidas a curta distância, a iluminação LED possui grandes vantagens de usabilidade. 



Desvantagens 

Sobretensão 

A rede elétrica está vulnerável a alterações no sistema, como picos de alta/baixa tensão. Para proteger sua lâmpada LED é indispensável investir em aparelhos de segurança para impedir prejuízos na iluminação. 

Custo 

Como se trata de uma nova tecnologia o custo se comparado com outras fontes de iluminação é notavelmente mais alto. 

Mão de obra especializada 

A implantação de iluminação em LED requer cuidados especiais para que seus benefícios sejam alcançados. Dessa forma, para que um projeto tenha um resultado de sucesso, a procura por mão de obra especializada é imprescindível, porém a oferta desse trabalho específico não é tão grande quanto a procura, fazendo com que os valores destes prestadores sejam elevados.   Fontes:INMETRO 

MAIS VISITADAS !!