Automação no Design de Interiores






Cada vez mais este assunto torna-se mais e mais relevante, seja pela questão de sustentabilidade e meio ambiente, seja pelo aspecto tecnologia a serviço da comodidade.
 A automação residencial utiliza a tecnologia para facilitar suas tarefas cotidianas, em casa. 







No ambiente corporativo, visa economia, melhoria na qualidade do trabalho dentre outras vantagens. Empresas especializadas e profissionais qualificados,devem ser o prmeiro ítem a ser analisado. A engenharia de automação veem se destacando por atuar em prol da acessibilidade, assunto este muito discutido e cada vez mais obrigatório em projetos.
Mas falando em decoração de interiores, vejamos o que pode ser controlado remotamente. 

As empresas especializadas com técnicos engenheiros especialistas na áreas estão se destacando e buscando sempre novas tecnologias.



Os sistemas de automação podem controlar luzes  por intermédio de dimmers;

Abrir ou fechar as cortinas ou persianas,  o acionamento de ar condicionado;
 Para realizar um sistema de automação residencial é necessário ter um controle central, do qual partem os cabos que irão até os aparelhos automatizados. O controle de cenários ou dos equipamentos individuais pode ser feito por painéis fixos nas paredes, os chamados keypads, ou até mesmo por aparelhos wireless, como celulares ou tablets,  bastando baixar pela internet os aplicativos fornecidos pelos instaladores. Hoje já existem produtos que funcionam exclusivamente com aparelhos wireless, evitando assim a quebradeira de estruturas;

A integração com smartphones e tablets  permitindo  utilizar todos os comandos em um único aparelho portátil e móvel;

Necessita-se ter uma infra-estrutura adequada, e por isso um projeto de automação é imprescindível;

Cabeamento estruturado, padronizando o cabeamento residencial com um  tipo de rede (independentemente de seu tipo: telefonia, internet,etc) minimizando custos de operação. Todo os sinalizações de dados, voz (telefonia), multimídia (som ambiente ou vídeo) podem ser transmitidas através do mesmo cabo de mesma infra estrutura (tomadas, conectores, painéis);

Controle de aquecimento,ar condicionado ou aquecimento de piso, permitindo regular a temperatura em cada ambiente;

Monitoramento e abertura de porta através de uma senha ou da biometria;
Integração total no home theater, possibilitando compor dos cenários com cortinas, luzes, áudio, vídeo e telefonia;

 Controle de cortinas e persianas podem serem programadas para escurecer salas ou abrir em determinado horário pré-programado.

MAIS VISITADAS !!