A laqueação foi muito usada nas décadas de 1970 e 1980, suas cores eram bem variadas. Porém, os móveis laqueado voltaram e estão em alta para decoração de interiores e jardins.
Muitas são as vantagens:
A durabilidade é indeterminada, desde que seja feita a manutenção adequada.
A limpeza pode ser com pano úmido e depois outro, seco. As manchas poderão ser removidas com detergente neutro ou sabão de coco, sem usar, é claro, produtos abrasivos.
Os móveis laqueados que são bastante utilizados são os racks, aparadores, mesas de centro e laterais, cômodas antigas, armários, bases para mesa de jantar e muitas as opções a serem criadas, dependendo do estilo, tamanho do espaço e outros objetos de decoração em harmonia.
O processo de laqueação, resumidamente, é o seguinte. O móvel deve estar em bom estado, então é lixado, após esta etapa é passada uma resina, para acertar as imperfeições e deixar a madeira lisa. Em seguida, a tinta é aplicada, com cuidado, pois não pode aparecer nenhuma imperfeição no móvel. Este procedimento deve ser realizado por especialista em laqueação, não é todo marceneiro que executa.
Para decorar com móveis laqueados deve-se atentar para alguns detalhes:
Não use móveis laqueados em todo o ambiente, apenas peças de destaque. As cores devem acompanhar o estilo e a proposta desejados. As cores vivas como turquesa e rosa são muito utilizados para conferir mais dinamismo e alegria ao espaço.
A proposta de um ambiente vintage, por exemplo, pode-se usar uma peça em uma cor mais forte, como, roxo, "pink", em uma decoração com cores pastéis como rosa claro, azul claro e branco.
Outra opção muito usada é o degradê em tons de azul, amarelo ou rosa.
A laqueação combina com diversos materiais como vidro, madeira, acrílico. Pode apostar !! combine com peças em vidro e acrílico para conferir leveza à decoração.
O preto e cinza são cores mais sóbrias e elegantes usadas em ambientes como os : clean, clássicos e contemporâneos.
O processo de laqueação pode ser usado em batentes, portas, camas, molduras etc.