Iluminação natural: Parte II: 9 maneiras de deixar a luz do sol entrar em casa



Levar uma vida mais saudável para dentro de casa, seu escritório,  deve ser sua prioridade.  A luz solar imundando os ambientes, piso, parede e teto, aquecendo cada cantinho no inverno e ainda por cima economizando energia, na era da sustentabilidade !!!



Darei algumas boas dicas para você solucionar problemas como: cantos escuros, paredes muito longas deixando o ambiente sem luz, vizinhos próximos, poucas janelas etc.

A orientação solar é muito importante, a atividade a ser realizada em cada local, disponibilidade financeira e a incidência de luz solar desejada. Todos esses fatores deverão ser pensados e discutidos juntamente com seu/sua arquiteto(a) ou engenheiro(a).



Se as aberturas devem ser planejadas no início do projeto, se caso forem propostas após a concepção do projeto, deve-se analisar os cálculos de estrutura.






Uma opção criativa e para quem tem muito espaço, é a criação de um pátio interno na residência.

BLOCOS DE VIDRO



São translúcidos e garantem a privacidade sem tirar a luminosidade. As opções estão em diferentes formatos e cores, dependendo do estilo arquitetônico de sua residência ou escritório.

CLARABOIAS, PRISMAS E DOMOS



Recursos que permitem a entrada zenital de luz  natural podendo também proporcionar ventilação natural. São coberturas planas ou inclinadas de vidro resistente.

Deve-se planejar a incidência de luz no ambiente, já contando com as mudanças, durante as diferentes épocas do ano, em cada região. Analise se não há vizinhos próximo e não tirará sua privacidade.
A  ventilação é importante para não superaquecer o ambiente

COBERTURA DE VIDRO



Fechamento horizontal parcial ou total em materiais translúcidos como: vidro, policarbonato, separando os ambientes internos dos externos. Lembre-se que o excesso de luz pode danificar móveis, e para este problema utilize os brises ou vidros com películas.

JARDIM DE INVERNO



Integra-se a um cômodo da casa permitindo a entrada de luz natural. Trazendo também um pouco da natureza para dentro de casa.

BANDEIRAS



Aberturas nas paredes nos planos horizontais, fechadas com vidro fixo ou basculante. Podem ser colocadas sobre as portas e janelas ou em uma parede inteira, em toda sua extensão.

SETEIRAS



São frestas abertas na vertical, nas paredes. Podem ser janelas pivotantes ou com vidros fixos. Estreitas e podem ser planejadas em diferentes formas e alturas para otimizar o aproveitamento da luz.

PISO DE VIDRO


São como tapetes de luz, as peças devem ter a mesma espessura um mínimo de 20 cm e o vidro deve ser laminado. Use películas antiderrapantes para maior segurança.

PORTAS


Os modelos envidraçados são excelentes, além de conferir um aspecto moderno. Os vidros indicados são os aramados e blindados. Pode-se usar caixilhos de vidro ao redor do batente se optar por mais privacidade.

PANOS DE VIDRO



Extensão plana de vidro em uma ou mais paredes, se for o caso podem ser cobertos por películas protetoras.
Ficam maravilhosos ao avistar-se um belo jardim ou piscinas, se você tiver uma área verde com piscinas, muito próximos à casa, este é um ótimo recurso.

Vamos a mais fotos de iluminação natural:














MAIS VISITADAS !!