Vasos para jardim



Não é preciso ter um grande quintal com terra para cultivar as suas plantas, jardim grande, mas apenas  um conjunto de vasos bem posicionados e ornamentados podem fazer toda a diferença.









Cerâmico, cimento, blocos de concreto, barro ou metálicos todos os tipos de vasos são visualmente atraentes desde mantenham harmonia com a decoração: vasos para ambientes rústicos podem ser os de madeira, barro, lata.



Os de cerâmica, porcelana ou barro ficam bons nas áreas internas. Os de metal para ambientes modernos com elementos em metal também.Use seixos, pedriscos, deques. Tudo para dar aquele ar de natureza dentro de casa.
A proporção entre o vaso e a planta a ser cultivada é muito importante tanto esteticamente como para a saúde da planta.



As proporções podem ser:. 

Vasos de 50 x 50 cm, são bons para o desenvolvimento de plantas, como a licuala. Vasos compridos e estreitos, de 1 x 0,40 m, ficam bem com plantas baixas e volumosas, como pacová e filodendro. Vasos de boca estreita e esféricos exigem plantas de tronco único e forma escultórica, como bambu-mussô e dracena arbórea. 







Os pequenos, de 40 x 40 cm, combinam com plantas menores, como antúrios e lírios-da-paz. Floreiras criam visuais lineares e delimitam espaços. Funcionam como guarda-corpo com moreias e mini-ixoras. As bacias são utilizadas com plantas baixas, ervas e temperos e forrações. Na sala, ficam bem com plantas, como a pata-de-elefante, que tem tronco pequeno e escultórico. ( fonte: revista casaejardim).



Algumas plantas que pode-se cultivar em vasos: filodendro xanadu, buxinho, árvore da felicidade, kalanckoe, azaleias, renda portuguesa, tumbérgia e  hera-da-algéria como forração. 









Plantas cultivadas em vaso pedem adubação a cada dois meses, alternando entre adubos químicos e orgânicos.

Aposte nas cores também, trarão alegria ao ambiente.

Veja: decoração com flores











MAIS VISITADAS !!