Deques: sem reformas

Por que utilizar deques desmontáveis ?




Fácil e rápida instalação com mecanismos de encaixe inteligente, fácil e simples. Vendido em shoppings gardens, lojas de material de construção e grandes magazines,  você não precisa ter experiência nesta área para fazer um lindo acabamento na sua varanda, jardim etc. Em poucas horas você  terá um novo visual e valorizará bastante a área reformada.







Onde utilizar os deques modulares desmontáveis

Áreas externas ou internas: pátios, varandas, pisos superiores, ao lado de piscinas e spas, garagens, sacadas, banheiros, saunas, jardins de inverno..
Muitas vezes já veem com algumas de mão de resina, as vezes é necessário fazer esta acabamento.



As espécies preferidas dos fabricantes são aquelas com resistência ao sol e à chuva, a exemplo de cumaru, ipê e itaúba. Outra que merece destaque é a teca, pois, além de aguentar bem a exposição ao ar livre até mesmo sem proteção de verniz ou stain, ela não solta farpas, sendo pouco sujeita a pragas.



Uma alternativa amiga do meio ambiente: buscar deques produzidos com madeira de reflorestamento, como eucalipto e pínus. Nesse caso, certifique-se de que as ripas tenham passado pelo processo de autoclave, um tratamento a vácuo com produtos químicos que as torna tão resistentes ao ataque de cupins e fungos como as provenientes da maioria das árvores nativas brasileiras. E saiba que, se adotar essa solução, são muitas as possibilidades de aparência das peças, já que elas podem receber tingimento para simular a tonalidade das mais variadas espécies.



Ainda na linha da sustentabilidade, vem ganhando mercado a madeira plástica, chamada por algumas marcas de madeira ecológica. Trata-se de um composto visualmente semelhante ao material natural, porém constituído a partir da reciclagem de diversos tipos de plástico. Em algumas situações, a composição inclui ainda resíduos de madeira descartados pela indústria moveleira, além de fibras vegetais.



Também são ecologicamente corretos os deques feitos de bambu,um recurso altamente renovável. Ele ainda leva as vantagens de ser mais leve e durável do que a madeira.Para casos especiais, conte com a flexibilidade dos deques lineares.



Sinônimo de piso de madeira literalmente instalado em ambientes externos, o deque linear é a opção mais acertada para projetos personalizados, como aqueles que exigem a criação de plataformas a fim de solucionar desníveis ou a cobertura de grandes áreas e trechos irregulares. As desvantagens? Por tratar-se de um revestimento sob medida – as réguas são colocadas lado a lado formando listras –, a instalação pede mão de obra especializada, e o custo é mais alto.



Para o assentamento, as ripas costumam ser presas em uma estrutura constituída de vigas de madeira chamadas de barrotes, que devem ser chumbadas ao contrapiso nivelado. É fundamental que a base conte com ralos e um leve caimento para a drenagem da água, evitando o empoçamento, que compromete a vida útil da estrutura de sustentação. Para possibilitar a limpeza, algumas peças podem ficar soltas.



ambém há a alternativa de colocar o deque diretamente sobre a terra. Nesse caso, é necessário impermeabilizar a parte inferior, que tocará o solo.
O espaçamento ideal entre as réguas varia de 4 mm a 2 cm – quanto menos estabilidade tiver a madeira e mais sujeito à umidade for o local, maior deve ser. Dependendo do tipo, o encaixe entre elas se faz com cavilhas, presilhas ou preguinhos sem cabeça.

Quanto ao visual, a combinação com outros materiais está em alta. Modelos de madeira escura, por exemplo, criam lindo contraste com mosaico português assentado na areia com uma camada de cimento bem diluído. A parceria com placas de pedra ou cimentícias é outro clássico bem-vindo.



Em relação a matérias-primas e manutenção, valem as mesmas regras que as dos deques modulares.
 Casaabril.com.br

MAIS VISITADAS !!