Decoração com Ladrilho hidráulico: todo mundo gosta !!!

Os queridinhos para as áreas externas ou internas de sua casa ou apartamento.



Ambiente rústico, moderno, coloridos, neutros, são muito bem-vindos, é só criar a harmonia perfeita de cores e texturas e pronto !!



Como tudo começou .....

Ladrilho hidráulico ou piso hidráulico (às vezes impropriamente chamado azulejo hidráulico), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.




Foi apresentado como alternativa ao mármore ou como uma "cerâmica" que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 1960, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados e mais rentáveis.





Os ladrilhos hidráulicos têm sua origem no final do último século no sul da Europa. Rapidamente se espalharam pelos países mediterrâneos e tornaram-se populares também na Inglaterra vitoriana e na Rússia por sua resistência e por suas qualidades decorativas.



Até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século.



Processo de fabricação 

Um molde de bronze é feito para cada desenho, separando cada cor, ainda sem o ladrilho;



Esse molde é ajustado a um molde exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho;


Cada parte do molde de bronze é enchida com uma mistura líquida a base de pó de mármore branco e cimento branco, e cada parte colorida separada com tintura;




O molde de bronze depois é retirado e o cimento colorido é coberto com o almofariz úmido;

O ladrilho é comprimido então a uma prensa hidráulica;

Depois que o ladrilho é liberada do molde, é verificado com cuidado;

O ladrilho é então submergido na água por 24 horas;

Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 4 semanas em uma atmosfera úmida para terminar a cristalização do cimento, após o que estarão prontos para serem utilizados.



Texto: fonte: Wikipédia.



Na hora da colocação: o piso deve estar nivelado e a parede não pode estar pintada nem com massa acrílica, para garantir boa adesão.

As peças são artesanais e  nunca são do mesmo tamanho, logo, é preciso regulá-las com linha e régua para evitar que fiquem tortas ou com relevo.
O instalador, depois de assentar o ladrilho, aplica duas demãos de resina impermeabilizante e uma de cera líquida, para diminuir a porosidade do material.

Cuidados também na manutenção: os produtos agressivos, como cloro e água sanitária estão proibidos, porque podem manchar o piso. 
A limpeza pode ser realizada com sabão ou detergente neutro e, a cada 15 dias, recomenda-se aplicar cera para reforçar a proteção da instalação.






MAIS VISITADAS !!