Segurança doméstica

Parte 1 ) ELETRICIDADE:




Ter contato com eletricidade , quando se desconhecem os seus princípios, suas causas, seus efeitos e seus perigos é tarefa que pode ocasionar severos riscos pessoais e materiais.

A eletricidade é conduzida através de condutores (fios) e consumida em nossas casas por eletrodomésticos, na iluminação, etc. Ao fluir, a energia elétrica se desloca de um ponto a outro do circuito, da mesma forma que a água se desloca nos canos: ela é pressionada através dos fios como a água nos canos e os condutores resistem à passagem da corrente da mesma forma que os canos resistem a passagem de água.

A quantidade de energia que se desloca é medida em unidades que chamamos de Amperes. A pressão com que flui a energia nos condutores é medida em unidades que chamamos de Volts. A resistência que se opõe à passagem da energia no condutor é chamada de resistência ôhmica e é medida em Ohms.

Existe uma relação entre estes valores através da Lei de Ohm, que é de fundamental importância para que se entenda o choque elétrico, a causa mais freqüente de acidentes com a eletricidade.

Nosso corpo, embora não seja um excelente condutor de eletricidade, apresenta características de condutor. Quando uma corrente passa através do corpo humano, provoca os efeitos que chamamos de " choque elétrico" .A intensidade do mesmo terá uma gravidade que depende dos seguintes fatores:

Intensidade da corrente;
Tempo de exposição da pessoa à corrente;
Freqüência da corrente;
Percurso da corrente no corpo;
Sensibilidade individual.
Os efeitos que vão desde o formigamento, passam pela lesão muscular, queimaduras e vão até causar a morte, também são influenciados pela condições ambientais, como umidade, suor, isolamento, etc.

Ao analisarmos as causas dos acidentes com eletricidade, vemos que na maioria das vezes ocorre uma condição insegura e o desconhecimento ou negligência aos princípios fundamentais sobre os fenômenos elétricos.

Entre as condições inseguras citamos os contatos acidentais que causam choques e curto-circuitos. Ocorrem por emendas mal feitas; fios sem isolamento; fios soltos sobre as superfícies de trânsito; equipamentos de baixa qualidade; equipamentos não protegidos. Os contatos defeituosos dificultam a passagem da corrente elétrica e são geralmente causados por soldas deterioradas ou mal feitas, fios amarrados sem cuidados.

As sobrecargas geram calor excessivo nos circuitos e são, geralmente, causadas pela ligação de diversos aparelhos em um mesmo circuito.

Para evitarmos atos inseguros devemos praticar atos seguros:

Evitar tocar em fios sem saber se estão ligados na rede elétrica, muito menos se estiverem desencapados;

Aterrar os equipamentos de maior potência, como geladeira, forno de microondas e ar condicionado: qualquer defeito no circuito elétrico pode conduzir corrente para a carcaça, causando choque;

Revisar as instalações elétricas da casa regularmente por pessoa habilitada;
Evitar benjamins e não ligar vários aparelhos na mesma tomada;

Usar sapatos em casa, de preferência com solado de material isolante, como borracha;

Colocar protetores nas tomadas para prevenir choques em crianças;
Desligar disjuntores sempre que for mexer na rede elétrica da casa, mesmo para trocar uma lâmpada;

Nunca tentar consertar aparelhos elétricos e eletrônicos em casa;

Nunca mexer em conexões e fios de extensão ligados na tomada;

Isolar as instalações do material combustível;

Não usar fusíveis de capacidade acima da indicada;

Não colocar arames ou moedas no lugar de fusíveis;

Nunca deve haver qualquer aparelho elétrico ao alcance de quem se encontra imerso em uma banheira ou piscina ou em banho de chuveiro;

Com as mãos, roupas ou calçados molhados, não mexer em eletricidade;

Crianças não devem soltar pipas perto de fios de eletricidade;

Não deixe ventiladores ligados ao alcance de crianças;

Ao sair de casa verifique se eletrodomésticos, tais como rádios, ar condicionado , aparelhos de som e aquecedores elétricos estão desligados;

Nunca use um fio ligado diretamente na tomada sem a flecha;

Nunca puxe pelo fio ao desligar aparelho da tomada;

A fiação elétrica deve ser embutida em eletrodutos (conduítes) ou deve estar fora do alcance de pessoas.

Ministério do Trabalho e do Emprego

MAIS VISITADAS !!