Dengue: cuidados

Já com proporções epidêmicas, neste ano, a dengue já faz muitas vítimas fatais.

Vamos dicas de prevenção:

A doença pode atingir crianças, adultos e idosos, homens e mulheres, ricos e pobres que adoecem, devido à picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. 

Todos devem ficar atentos para fazer a sua parte para proteger a sociedade. 
Jardineiros e paisagistas têm uma responsabilidade  importante. 

Todas as pessoas que gostam de plantas, e cultivam jardins domésticos, seja de forma profissional ou amadora, devem zelar para que o jardim permaneça livre do mosquito.

Quando os Jardins estão abandonados e mal cuidados são importantes focos de procriação e abrigo, tonando-se verdadeiros criadouros para os temidos mosquitos. O trabalho deve ser contínuo, diário, de vigília e manutenção.

Para tomarmos as medidas cabíveis, é necessário entender como funciona o ciclo de vida do mosquito. Eles são mosquitos urbanos, próprios de regiões tropicais e subtropicais e não resistem ao frio. As fêmeas são as únicas a sugar o sangue, elas procuram reservatórios de água parada e limpa para desovarem. Os ovos são depositados na parede dos recipientes e aguardam que o nível de água suba para eclodirem. Eles desenvolve-se por metamorfose completa. Seu ciclo de vida, portanto, compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

As fêmeas do A. aegypti preferem o sangue de humanos ao de outros animais, além disso seus hábitos de alimentação são diurnos, ao contrário de muitas outras espécies de mosquito que preferem picar à noite. Além de transmitir a dengue, o A. aegypti é também o responsável pela transmissão da febre amarela.

Algumas medidas de prevenção à proliferação dos mosquitos no jardim e nas plantas:

Geralmente as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, latas, garrafas, pneus, e embalagens em geral jogadas no pátio, calhas e ralos sujeitas à retenção da água da chuva, além de utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, animal, lazer e outros. Então, para evitar a proliferação do mosquito vetor é necessário: retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia; eliminar todos os materiais que não tem serventia do pátio; colocar telas milimétricas (malha de 1mm entre nós) nos ralos; fazer limpeza semanal das calhas e manter bem vedados os recipientes com armazenamento de água para consumo.
Portanto, na ocorrência de chuvas, intensifique os cuidados para evitar o acúmulo de água nestes recipientes.

Mantenha os vasos e pratinhos com a boca para baixo.

Remova e limpe todo e qualquer reservatório de água que esteja inútil no jardim, como pneus, tampinhas, garrafas, vasos e pratinhos velhos.
Mantenha o jardim limpo e lixeiras fechadas. Lixo e entulho atraem pragas, mosquitos e acabam com o visual de qualquer jardim.

Guarde pratinhos, vasos e garrafas sempre com a boca para baixo, assim eles não acumulam água.

Evite o uso de pratinhos sob as plantas, além de ser um local próprio para a procriação dos mosquitos, os pratinhos dificultam a drenagem perfeita do substrato e podem provocar o apodrecimento das raízes das plantas.

As regas devem seguir a seguinte regra: Quando o substrato secar superficialmente, devemos irrigar a planta. (algumas plantas são exceção, verifique as particularidades das espécies que você cultiva). Os pratos são úteis apenas quando ficaremos longos períodos sem regar as plantas, como em viagens.

Se mesmo assim você preferir os pratinhos adote uma das seguintes soluções: Mantenha o pratinho cheio de areia (até a borda) e não esqueça de repor sempre que necessário ou acrescente borra de café pura ou a mistura de borra de café, feita com duas colheres de borra de café para meio-copo de água.

A mistura de borra de café é a solução ideal para as bromélias e outras plantas que precisam acumular água. Jamais deixe suas bromélias secas com medo da dengue, elas vão enfraquecer e morrerão em breve. Utilize a mistura de café a mantenha os mosquitos afastados.
O café é natural e não apresenta os problemas que os venenos comerciais podem ter.

 A borra de café pode invadir tranquilamente até as hortas ecológicas que utilizam adubos e defensivos orgânicos.

Cultive plantas repelentes e utilize seus produtos nas outras plantas do jardim, como citronela, neen, arruda, angico, gerânio, malva rosa, mastruz, artemisia, crisântemo, cravo de defunto. Caldas feitas com as folhas e flores dessas plantas e aplicadas com pulverizador sobre as outras espécies podem funcionar como excelente repelente contra mosquitos e outras pragas de jardim.

Mantenha os bebedouros dos animais sempre limpos e troque a água diariamente, passarinhos e animais domésticos agradecem por ter água fresquinha e você acaba com as larvas e ovos dos mosquitos.



Piscinas devem ser tratadas o ano todo, independente se você utilizá-la ou não. 

 Os peixes que se alimentam de larvas de mosquitos, portanto o interessante é colocá-los em lagos e espelhos d´água.

Ao montar arranjos florais,  deem preferência à espuma floral, ao invés do vaso com água.

Espalhe as dicas par seus vizinhos.  

Dengue.org.br

DicasDicasDicasDicas
Dicas
DicasDicasDicasDicas




Imagens: dengue.org.br

MAIS VISITADAS !!