Índigo na decoração

Índigo: tranquilidade e elegância


Muito utilizado pelos gregos, portugueses e indianos com extremo bom gosto, esta cor combina com branco, vermelho fechado, com cores cítricas ou com neutros (em especial o cinza), como também com outros roxos, azuis e verdes.

O azul-índigo ou anil resulta da mistura do azul com o violeta.

Esta cor popularizou-se no século XIX com o desenvolvimento do jeans, tingido com um corante obtido da planta índigo.Para usar uma cor como esta, é essencial ter um grande espaço, bem iluminado, especialmente onde predominam as cores claras no teto ou no chão, caso contrário, você pode criar uma sala deprimida e escura. Outra possibilidade é usá-la em uma parede, em móveis ou têxteis. 



Tapetes, cortinas, almofadas, sofás, candeeiros, colchas, todos estes são exemplos onde pode usar índigo.

Em combinação com uma parede de tijolos brancos.




Deem uma olhada nesses azulejos portugueses, belíssimos !!! E esta casa em Atenas, o índigo está presente em quase toda decoração grega.

Casa grega, Atenas




As cores que combinam

Certamente, você agora quer saber qual a cor das paredes e o resto da decoração? Pois, sem dúvida, um dos companheiros mais adequados é o branco e todas as suas variantes. 



Se você substituir o branco por um cinza pode obter menos contraste mas mais harmonioso. Outra boa alternativa é combinar com o bege, porque este tom sempre sai bem com cores fortes e escuras. E o efeito é um ambiente quente e reconfortante.





Também é possível combinar com outro azul, como tons de turquesa e verde.



Decoração e ideias.com

MAIS VISITADAS !!