Azulejo, rendas e porcelanas. O país europeu que colonizou o Brasil ainda está presente em muitos objetos que enfeitam os lares brasileiros.
Torre de Belem |
Porcelana: Objetos de cerâmica e porcelana estão presentes na decoração de Portugal. As louças podem ser utilizadas no dia a dia ou até mesmo só para enfeitarem o ambiente, que é o que acontece com bules que imitam uma casa portuguesa, por exemplo. Réplicas de pratos portugueses na parede podem deixar o visual mais elegante.
Toalhas, caminhos de renda e luvas de cozinha também podem levar o estilo português para dentro de casa. O galo de Barcelos, famoso ícone de Portugal, pode se fazer presente na decoração de seu imóvel.
Galo de Barcelos |
Paredes podem ser revestidas com pedras portuguesas, pedras portuguesas também ficam bonitas no chão da varanda.
Os azulejos portugueses são utilizados desde o século XVI, quando Portugal produziu sua primeira azulejaria. No entanto, o país importava as cerâmicas da Península Ibérica desde o início do século.Desde então é possível encontrá-los em objetos para a casa ou na parede de ambientes.
Os motivos de estampa portuguesa podem ser utilizados em revestimento cerâmico e papéis de paredes, almofadas, adesivos, tapetes, estofados, vasos, quadros e louças. Arquitetos afirmam que a procura por esses objetos está em alta. A principal razão são os novos produtos fabricados com a estampa.
O azulejo português é peça cerâmica bonita, rica em detalhes.
Ela tem identidade e infinidade de opções de utilização.
Ela tem identidade e infinidade de opções de utilização.
Dicas - Fazer painéis no estilo patchwork é uma utilização em alta dos azulejos portugueses. O revestimento mistura peças diferentes e modernizam o espaço, cuidado na hora de para não misturar estampas no mesmo ambiente.