Feng Shui: cores

O significado das cores para o Feng Shui
                                                    
Que cor usar, como usar e o mais importante: o que não devemos usar em certos 
ambientes Yin e Yang !!

Como já mencionamos em posts passados, o Feng Shui possui cinco elementos: água, fogo, terra, madeira e o metal, lembram ?? cada cor relaciona-se a cada elemento desse. Por isso as cores poderão ter significados positivos e negativos dependendo de sua forma, local e aplicação no ambiente.



Vejamos os resultados

Vermelho: está relacionado ao elemento fogo, ao verão. É a cor do sangue e por isso também está relacionado à vida, à força e energia vital máxima. Esta é  a cor yang e por isso, o ideal é que seja utilizada em ambientes que tenham que tenham como objetivo a interação de pessoas como sala de estar, sala de TV, ou mesmo em salas de jantar.
Não se recomenda:
No banheiro: além deste local ser yin por natureza, é ligado ao elemento água;
Na cozinha: esta ambiente já é muito yang, a colocação do vermelho pode causar desequilíbrios, devendo ser feita uma análise cuidadosa e colocá-lo em detalhes ou combinações.
Nos quartos: o objetivo deste local é promover tranquilidade e repouso, logo o ideal é o uso de cores mais leves, suaves. O vermelho pode deixar pessoas agitadas e com insônia

Amarelo: Apesar de o amarelo estar relacionado com o elemento terra, é uma cor yang assim como o vermelho. O amarelo representa luz do sol e o brilho do ouro. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação. Deve ser usado em ambientes yang, como salas de TV.
Na cozinha poderá ser usado em detalhes ou em uma das paredes.
Não se recomenda:
No banheiro

Laranja: a cor laranja situa-se entre o elemento fogo e terra, carregando, assim, características dos dois elementos. Também é uma cor yang e segue as recomendações feitas à cor amarela.
A diferença é que o laranja, com o devido cuidado, poderá ser aplicado nos quartos principalmente de adultos e de preferência na parede atrás da cama.

Azul: está relacionada ao elemento água e nos remete à natureza, seja no céu ou no mar. O azul quando usado de forma equilibrada e dosada, nos proporciona tranquilidade, porém usado em demasia nos leva à introspecção e isolamento.
Deve ser usado em ambientes que visem ao descanso e tranquilidade, como quartos e salas de meditação.
Não se recomenda:
Nas salas de estar, de TV e de jantar: é cor yin e não proporciona ou facilita a comunicação e a interação entre as pessoas, por isso não devemos usá-lo em ambientes yang.
Na cozinha: ambiente yang, relacionado ao elemento fogo o uso do azul significa o diminuição de energia, redução do elemento fogo, diminuindo a energia vital da casa e de seus moradores.

Preto: cor relacionada ao elemento água é o símbolo máximo yin, por isso mesmo seu uso não é recomendado para ambientes internos em grandes proporções, apesar em combinações com outras cores.

Verde: ligado ao elemento madeira e à primavera. Representa o crescimento, desenvolvimento, crescimento, saúde. Pode ser utilizada em todos os ambientes da casa, independe da função.
Tomar cuidado para colocar tons suaves de verde nos ambientes como quarto, cozinha, podendo nas salas utilizar tons mais brilhantes.

Branco: relaciona-se ao elemento metal e nos remete à pureza, limpeza, abertura para novas oportunidades. A cor branca pode ser utilizada em toda a casa.
O detalhe é que deve ser observado com relação à procura da cor sem brilho em ambientes yin e com brilho em ambientes yang.




MAIS VISITADAS !!