Rosas na decoração


Rosas na decoração de ambientes




Entre os melhores tipos de flores para usar na decoração, estão as gérberas, as azaleias, rosas, os antúrios e as violetas, visto que são bem resistentes e não necessitam de luz direta. Podem ser usados para compor tanto ambientes simples quanto os mais sofisticados, desde que sejam distribuídos de forma harmônica e dispostos nos locais apropriados.

Já para as pessoas que preferem plantas com folhagens, as opções ideais são os fícus, as avencas e as samambaias. Elas se desenvolvem muito bem em ambientes fechados e também não precisam de contato intenso com a luz para a sua sobrevivência.



É importante ressaltar que, para haver um bom desenvolvimento, as flores e as plantas devem ser regadas de 2 a 3 vezes por semana e adubadas a cada 3 meses. Outro ponto fundamental é não deixá-las em lugares com ar-condicionado, uma vez que as mudanças radicais de temperatura podem prejudicá-las. No entanto, há algumas espécies que resistem mesmo nessas condições, como os filodendros-pendentes, as columeias e as jiboias

Procure saber mais sobre o tipo de planta que deseja cultivar e, antes de comprá-lo, certifique-se sobre todas as características e cuidados adequados. Se existirem crianças ou animais no apartamento, não adquira flores com espinhos

Algumas espécies, como as rosas e os lírios, liberam substâncias químicas, responsáveis pelo seu aroma, que estimulam o corpo a produzir endorfina, hormônio que gera o relaxamento. Com isso, é altamente recomendado o uso dessas plantas no lar.

Se as paredes dos quartos e salas forem pintadas com cores quentes, como amarela ou vermelha, flores como os cravos, as tulipas e as rosas são perfeitas para compor os ambientes e deixá-los mais bonitos.




Se a pintura de casa for apresentar cores frias, como branca, azul ou lilás, e a decoração for mais clean, é indicado usar flores como a margarida ou a azaleia. Essa combinação proporciona um ar relaxante e tranquilo ao ambiente.

Banheiros e cozinhas geralmente são os cômodos da casa que recebem menos destaque. Para torná-los mais vivos, utilize flores com tons alegres, como o girassol ou a gérbera. Outra dica é espalhá-las pelos ambientes utilizando vasos ou objetos típicos de cozinha, como canecas, potes e baldes de alumínio.

Além das flores, é importante atentar-se também à escolha dos vasos. Se as flores usadas forem coloridas, opte por um vaso transparente ou de cores suaves para não deixar o visual carregado. Já para plantas de cor clara, vasos mais chamativos garantem uma aparência harmoniosa e cheia de estilo.


Para quem prefere e tem espaço para plantá-las em ambientes externos, segue instruções para plantio.

A roseira é um arbusto de folhas decíduas, de regiões temperadas a frias .


As alturas variam conforme o tipo da roseira, podendo ser até 0,60 m as mini-roseiras, até 1,20 m as híbridas e pode chegar a mais de 3,0 as do tipo trepadeira. As folhas são compostas de 5 folíolos, de bordas serrilhadas e inseridas de fome alterna nos ramos.


As flores são de formato diferenciado conforme a variedade e as cores infinitas. Na rosa silvestre ou selvagem as flores têm 5 pétalas, mas nas híbridas são em múltiplos de 5. As mini-roseiras produzem flores pequenas, mas as chamadas híbridas de chá têm flores grandes.

As roseiras podem produzir uma rosa por ramo, grupos de 3 a 5 e em maior número, chamados de cachos. A maioria das rosas é perfumada.
O florescimento acontece do final do inverno até o outono. O fruto formado é arredondado e fica alaranjado quando maduro, atraindo a avifauna.




Como plantar:

Solos argilosos e férteis parecem ser a sua preferência, embora necessite de solo com boa drenagem. O substrato ideal é aquele com pH entre 6,5 e 7,0 e rico em matéria orgânica.

Para plantar abrir uma cova maior que seu torrão e preparar deixando repousar algumas semanas antes do plantio. Colocar no fundo areia de construção para garantir a drenagem. Fazer mistura de húmus de minhoca com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/cova. Nesta mistura adicionar 200 gramas de farinha de ossos, misturar bem e aguardar o plantio. O espaçamento para as mini-roseiras é de 0,30m entre plantas numa mesma linha, para roseiras híbridas de chá entre 0,50 e 0,60m e para trepadeiras, silvestres e híbridas de 1,0 m entre plantas, quando colocadas em linha contra muros ou em pérgulas.

Após plantar a muda não deixar de colocar o tutor de sarrafo para evitar que a muda tombe com ventos fortes. A roseira necessita ser regada frequentemente após o plantio e em dias quentes.



Pesquisa: giulianaflores.com.br; fazfacil.com

MAIS VISITADAS !!