Perguntas e Respostas : iluminação


Falaremos de iluminação !!!











Vamos a sessão de Perguntas e Respostas



P: minha sala tem 20m2 e a uso como sala de estar, jantar e escritório. Como faço para criar efeitos diferentes em um espaço pequeno como esse ?

R: uma boa alternativa é utilizar lustre pendente ou spots embutidos em forros falsos sobre a mesa de jantar com a possibilidade de dimerização da luz para criar ambientes diferentes ou atmosferas diferentes. Para as atividades de entretenimento, como ver televisão, relax ou de leitura utilizar abajures ou pedestais nos cantos próximos aos sofás, pois irão proporcionar uma iluminação flexível e eficiente. As lâmpadas incandescentes e as halógenas são as apropriadas para a mesa de jantar por permitirem a dimerização da luz. Para os abajures uma atraente e econômica opção é instalar as lâmpadas fluorescentes compactas luz suave, nos spots podem se aplicar as lâmpadas dicróicas, halógenas PAR ou as incandescentes espelhadas, cuja escolha dependerá do tipo de spot adotado com o ambiente e proporcionar o destaque desejado.


P: como posso iluminar um quarto de casal de 9m2 de forma a dar impressão de maior amplitude, mas sem perder o clima aconchegante ?


R: uma dica é fazer uma combinação variada de diferentes tipos de iluminação direcionando a luz específica para cada canto de diferentes atividades valorizando-se cada espaço do ambiente.

Por exemplo utilizando a luz do teto com spots focados para os locais de se vestir e se aprontar e incandescentes ou halógenas PAR para os spots e as mini fluorescentes compactas luz suave para abajur ou arandela.

Se o quarto possuir ainda uma área de leitura não se esqueça de utilizar iluminação direta com luminárias ou dicróicas.




P: como iluminar melhor minha sala acho-a escura pois o piso e o teto são revestidos de madeira e embora possua duas luminárias, com três bocais cada a considero muito escura.


R: uma solução prática e econômica é suplementar a iluminação geral proporcionada pelas duas luminárias existentes na sala, acrescentando abajures ou pedestais próximos dos sofás ou dos cantos e ainda, se possível, adotar arandelas nas áreas de acesso à sala, objetivando aumentar a contribuição de luz para a iluminação geral .

Todos os pontos de luz poderão ter flexibilidade de serem desligados ou dimerizados de forma independente, as lâmpadas incandescentes e as halógenas são ótimas para os pontos com dimerização e as fluorescentes compactas luz suave para os locais onde a lâmpada ficará a maior parte de tempo acesa, devido a economia de energia.




P: desejo construir um pequeno jardim de inverno na minha casa e cultivar plantas ornamentais, qual o tipo de lâmpada que devo instalar neste local para que as plantas se desenvolvam naturalmente ?


R: como geralmente a incidência de luz é muito baixa, deve-se cultivar plantas que necessitem de baixa luminosidade. Já falamos sobre algumas espécies nesse blog. As lâmpadas mais fáceis de aplicar são as incandescentes ou as halógenas do tipo espelhada ( mini spot) direcionadas para as plantas, mas sem prejudicá-las. O recomendado é instalar em spots fechados para proteger as lâmpadas de contato direto com a água, para não quebrar o vidro e queimar os contatos elétricos.




P: Quais as opções para iluminar meu Home Theater ?


R: A iluminação deverá ser flexível, propiciando escurecer ou clarear com o uso de um dimmer. Uma opção é usar num canto lateral do sofá, uma coluna de lâmpada halógena palito dirigida para o teto ou abajur com lâmpada incandescente, ambas com dimmer.

Outra opção é usar lâmpadas fluorescentes tubulares 32W cor super 83 que possuem aparência igual a da incandescentes comuns e reatores eletrônicos dimerizáveis, utilizadas em sancas.

No teto halógenas PAR ou dicróicas poderão ser instaladas em spots dirigíveis voltadas para os aparelhos de som, quadros e elementos decorativos.



A luminária acima é o que se chama de luminária conceitual: concebidas por profissionais altamente gabaritados e com formas e materiais revolucionários. Uma boa pedida para quebrar a rotina de formas convencionais. Muuuito elegante e extrovertida !!

MAIS VISITADAS !!