Drywall


Drywall

Conheça as vantagens e


desvantagens.


Quando você pensa em parede, certamente logo vem em sua mente uma superfície robusta, rígida e resistente, feita de tijolos ou blocos, assentados com massas de cimento, conhecida como alvenaria. Porém, nos novos empreendimentos imobiliários é comum encontrar paredes drywall, um sistema industrializado de paredes internas, composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas nos dois lados. Já bastante utilizado no exterior o sistema veio para o Brasil há uns vinte anos e vem mudando conceitos por ser limpo e de fácil colocação.



Apesar de parecerem frágeis, essas chapas, que possuem dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado, são resistentes. Há versões especiais para locais com água e propensas ao fogo.

O sistema é menos resistente a impactos do que a alvenaria, mas atende a normas técnicas estipuladas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, quanto ao peso, resistência, fogo e isolamento acústico.



O drywall é menos rígido que a parede convencional, por ser mais flexível é melhor que a alvenaria no que diz respeito a trincas.

Pontos altos e baixos do sistema


As reformas com drywall são mais simples, basta desmontar o sistema e descartá-lo, o mesmo pode se dizer sobre sobre a manutenção ou atualização das instalações de casa, como elétrica, hidráulica ou telefonia.

O sistema é mais leve, para dez caminhões de alvenaria é necessário apenas um para o drywall. A estrutura se torna menos robusta e mais barata.



Quanto aos acabamentos são menos utilizados nas paredes tradicionais: pintura, textura, papel de parede, laminado, cerâmica e azulejo. A diferença é que a superfície já vem pronta para recebê-los.

Para assegurar a durabilidade do sistema, a manutenção das paredes e das instalações hidráulicas necessita de cuidado. A limpeza de manchas na superfície pode ser feita com os mesmos produtos usados no sistema convencional. Já os jatos de água ou vapor, utilizados na alvenaria, devem ser evitados, pois podem causar danos ao drywall. O mesmo vale para infiltrações: conserte rapidamente o encanamento danificado para não comprometer o sistema.



Apesar de elencar somente as qualidades, a mão-de-obra ainda não está preparada para o sistema. Um leigo não deve pregar quadros, prateleiras. É difícil de encontrar toalheiros, saboneteiras específicos.

O importante é se certificar que em sua região existe pessoas qualificadas e peças especializadas em drywall.

MAIS VISITADAS !!