BEM-VINDOS AO BLOG, VISITEM TAMBÉM AS MÍDIAS SOCIAIS DECORA INTERI

Plantas de Interior

Plantas de Interiores







Plantas de ambientes internos são cultivadas dentro de casa, escritório, lojas etc. 
gloxíneas

Essas plantas suportam melhor a condição artificial de luz, água e umidade. 

A luz atua no pigmento verde, a clorofila presente nas folhas. Se lhes forem garantida a luz a planta ficará viçosa.  





Isso porque a clorofila, pigmento que dá a cor verde às plantas, sob a ação da luz possibilita a combinação de água e gás carbônico, as folhas liberam oxigênio e vapor de água e açúcares proporcionando energia para a planta. Se este processo não ocorrer, ou seja, se a planta estiver com escassez de luz a planta consumirá todo seu estoque de açucares até morrer. 






Plantas de interiores dividem-se em: plantas de meia-sombra e de sombra.




Plantas de meia-sombra



cattleya labiata


Samambaias ( Nephrolepis cordifolia), begônias ( Begônia rex), dracenas ( Dracaena godsefanna), avenca ( Adianthum raddianum), maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana), gloxínias ( Sinningia speciosa), maranta ( Catalhea carlina), violeta-africana (Saintpaulia ionantha ), renda-portuguesa ( Davallia fejeensis), antúrio ( Anthurium andraeanum), árvore-da-felicidade ( Polyscias fruticosa), peperômia ( Peperomia scandens), orquídea ( Cattleya labiata), flor-de-maio ( Schlumbergera truncata). 



Todas as plantas acima não toleram sol direto, somente muita luz.

Plantas de sombra

lírio-da-paz


Cheflera ( Scheflera actinophylla), costela-de-adão ( Monstera deliciosa), filodendro-veludo ( philodendron andreannum), lírio-da-paz ( Spathiphtllum wallisi ), comigo-ninguém-pode ( Dieffenbachia amoena), zamioculcas ( zamioculcas zamiifolia). 

Todas as plantas acima são tolerantes à deficiência de luz.




Para todas as plantas, lembre-se que os vasos de plástico retém melhor a umidade, necessitando de um número menos de regas,  já os de barro, necessitam de regas mais frequentes devido à sua maior porosidade. 



Os de fibra de coco estão no meio termo entre os de plástico e os de barro, não seguram tanto a umidade como os de plástico, porém têm uma porosidade menor que os de barro. 




Algumas plantas necessitam do substrato sempre úmido: samambaias e avencas, por exemplo.
Outras necessitam de regas espaçadas como: peperômia, flor-de-maio e kalanchoe. 
O correto é não encharcar o substrato.