Plantas de Interior

Plantas de Interiores







Plantas de ambientes internos são cultivadas dentro de casa, escritório, lojas etc. 
gloxíneas

Essas plantas suportam melhor a condição artificial de luz, água e umidade. 

A luz atua no pigmento verde, a clorofila presente nas folhas. Se lhes forem garantida a luz a planta ficará viçosa.  





Isso porque a clorofila, pigmento que dá a cor verde às plantas, sob a ação da luz possibilita a combinação de água e gás carbônico, as folhas liberam oxigênio e vapor de água e açúcares proporcionando energia para a planta. Se este processo não ocorrer, ou seja, se a planta estiver com escassez de luz a planta consumirá todo seu estoque de açucares até morrer. 






Plantas de interiores dividem-se em: plantas de meia-sombra e de sombra.




Plantas de meia-sombra



cattleya labiata


Samambaias ( Nephrolepis cordifolia), begônias ( Begônia rex), dracenas ( Dracaena godsefanna), avenca ( Adianthum raddianum), maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana), gloxínias ( Sinningia speciosa), maranta ( Catalhea carlina), violeta-africana (Saintpaulia ionantha ), renda-portuguesa ( Davallia fejeensis), antúrio ( Anthurium andraeanum), árvore-da-felicidade ( Polyscias fruticosa), peperômia ( Peperomia scandens), orquídea ( Cattleya labiata), flor-de-maio ( Schlumbergera truncata). 



Todas as plantas acima não toleram sol direto, somente muita luz.

Plantas de sombra

lírio-da-paz


Cheflera ( Scheflera actinophylla), costela-de-adão ( Monstera deliciosa), filodendro-veludo ( philodendron andreannum), lírio-da-paz ( Spathiphtllum wallisi ), comigo-ninguém-pode ( Dieffenbachia amoena), zamioculcas ( zamioculcas zamiifolia). 

Todas as plantas acima são tolerantes à deficiência de luz.




Para todas as plantas, lembre-se que os vasos de plástico retém melhor a umidade, necessitando de um número menos de regas,  já os de barro, necessitam de regas mais frequentes devido à sua maior porosidade. 



Os de fibra de coco estão no meio termo entre os de plástico e os de barro, não seguram tanto a umidade como os de plástico, porém têm uma porosidade menor que os de barro. 




Algumas plantas necessitam do substrato sempre úmido: samambaias e avencas, por exemplo.
Outras necessitam de regas espaçadas como: peperômia, flor-de-maio e kalanchoe. 
O correto é não encharcar o substrato.

MAIS VISITADAS !!