BEM-VINDOS AO BLOG, VISITEM TAMBÉM AS MÍDIAS SOCIAIS DECORA INTERI

Tradição Européia na Páscoa

Pessanka Ucraniana ou Pisanky Polonês. 

Ovos de Páscoa à moda polonesa e ucraniana.



Ovos de galinha ou avestruz, com o desenho feito com cera de abelha, com muitas cores desenhos de pássaros, trigo etc. 
A clara e gema são retiradas e depois de pintadas são envernizadas. Levam aproximadamente 4 horas para ficarem prontos.

Duram a vida toda.

A arte de colorir os ovos pascais, conhecida como pêssanka (derivado do verbo pessaty, o qual significa escrever), é muito antiga e data do período do paganismo.

Pysanky, Pysanka, e Pessanka são palavras singulares, derivadas de uma mesma palavra ucraniana, “escrever”. Pessanka, são ovos inteiros crus decorados com uma complicada combinação de desenhos geométricos, cores variadas, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia.

Dar uma pessanka é dar um presente simbólico da vida, porque o ovo deve renascer por inteiro. Nesta tradição, as pessoas idosas recebem uma pessanka com cores escuras ou com sofisticados desenhos, pois a sua vida foi bastante movimentada; já as crianças recebem uma pessanka de cor predominantemente branca, pois a sua existência é, ainda, uma página em branco. As moças nunca devem dar aos namorados uma pessanka sem desenhos nas pontas do ovo, pois a “calvície” nos ovos significa que os namorados deverão perder os seus cabelos.

Simbolizava o renascimento da Terra na primavera com a promessa de novas esperanças, saúde e prosperidade. Posteriormente, com o advento do Cristianismo, passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo – promessa de um mundo melhor e mais feliz.

Tendo como suporte ovos de galinha, a pêssanka é artisticamente pintada em processo artesanal utilizando cores variadas, com desenhos geométricos, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia.

Os ovos representam o princípio de todas as coisas, da vida e da criação. Sua forma perfeitamente desenhada, sua superfície lisa e sua cor geralmente branca, fazem do ovo um símbolo da perfeição.

Em algumas regiões da Ucrânia acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege a casa do camponês contra o fogo, a destruição, os maus espíritos, além de atrair as graças de Deus como expressão comum. A pêssanka é considerada uma espécie de talismã ou amuleto.

Figuras de animais, carneiro, cavalo, antílope, rena etc. – simbolizam riqueza, prosperidade e boa saúde. Embora não existam girafas pintadas nessa arte, Girafas em Pêssankas também pode significar riqueza, prosperidade e boa saúde, uma vez que mamíferos em geral têm esses significados..

Figuras de pássaros, galos ou representação parcial de aves (frequentemente vistos) – simbolizam fertilidade e promessa de relizações. O pé das aves enfatiza a proteção da juventude. O pé de ganso representa o espírito. Por anunciar, com o seu canto, o nascer do sol, o galo representa a vitória da luz sobre as trevas. Como é um animal que se reproduz em grande velocidade, está associado à fertilidade. A crista, seu porte altivo e a disposição para briga fazem do galo um símbolo de masculinidade, que confere luta, ousadia, coragem e orgulho. Entre os gregos, corresponde ao mito de “condutor de almas” e no cristianismo, está intimamente ligado a Jesus, que também foi um “anunciador” da luz para o mundo.
Figuras de peixes – símbolo comum de Cristo, também para o Cristianismo e os cristãos. As edificações, cúpulas e torres também simbolizam o Cristianismo.

Figuras de flores – símbolo de amor, felicidade, caridade. Flores expressam o princípio feminino, conferem bom gosto, humildade, delicadeza, elegância e beleza feminina, mas também a inconstância e a fragilidade da vida. Folhas e flores também sugerem vida e crescimento. As flores têm o poder de limpar o local, energizar e atrair bons fluídos. Parece que as papolas são as flores favoritas dos ucrânianos...

Figuras de árvores, pinheiros, ramos, folhas e galhos de plantas que não morrem na geada

Simbolizam juventude e vida eterna. É um dos símbolos mais ricos em significados esotéricos. Representa a transformação e o triunfo da vida sobre a morte (devido à constante renovação de suas folhas), a ligação entre a vida na Terra e as esferas celestiais (ao mesmo tempo em que suas raízes estão firmemente presas ao chão, seu tronco e sua copa se elevam na direção do céu) e a fertilidade feminina (além de produzir frutos, concede sombra e proteção).

Na Cabala (o conhecimento oculto dos judeus) é citada a “Árvore da Vida” (a qual representa o Paraíso, o mundo ideal e perfeito, onde o que prevalece é a vontade de Deus) e a “Árvore da Ciência do Bem e do Mal”, também chamada de “Árvore da Sabedoria”, representa o livre arbítrio humano e a disposição em transgredir as leis divinas.

Ambos ovos aparecem folhas da árvore “Oak” que significam força; com 3 folhas significa puro amor...

Figuras de espigas de trigo, cachos de sementes e cacho de uvas – Simbolizam boa colheita, prosperidade e fartura. Uvas significam bons frutos na vida cristã, também podem expressar grande lealdade no amor. Uvas e trigo representam comunhão. O arroz simboliza a abundância, a riqueza espiritual e a felicidade. Por isso, lançam-se punhados deles no dia do casamento. Desenhos de “rastelo” e “escada”: sorte em casamento.

Figuras estrelares, rosáceas ou estrela de 8 pontas – símbolo de Cristo, também pode representar flores. Na Antiguidade, acreditava-se que as estrelas eram as almas dos mortos reluzindo nas trevas. Seu conteúdo simbólico mais significativo é o da luz espiritual que atravessa a escuridão, a esperança e a elevação do espírito.
Preto - Representa o absoluto, o constante ou o eterno. Pode também representar a morte. 




* Branco - Pureza, inocência, e nascimento são os significados desta cor. 

* Amarelo - Símbolo da luz e da pureza. Fala da juventude, felicidade, colheita, hospitalidade, sabedoria, amor e benevolência. 

* Laranja - Resistência, a força e a ambição digna. Laranja também é a cor do fogo, e símbolo do sol. Representa a paixão moderada, estando entre o vermelho (paixão) e o amarelo (sabedoria). 

* Verde - Renovação na primavera, cor da fertilidade, frescor, saúde, esperança. 

* Vermelho - É considerado uma cor positiva, significando a ação, fogo, desenvolvimento espiritual. Glorifica o sol e a alegria de viver. São normalmente indicadas pêssankas vermelhas para as crianças e para a juventude. Simboliza a paixão e o amor. 

* Marrom - Símbolo da mãe terra, trazendo seus presentes aos seus entes. 

* Azul - Simboliza o céu, o ar, a vida, verdade, fidelidade, confiança, talismã da saúde. 

* Roxo - Quando usado, simboliza fé, paciência e confiança 

Pêssanka – Artesanato Ucraniano
Vilson José Kotviski e Oksana Sliwinski