Arquitetura e Design Biofílicos


Contrapondo-se ao processo de urbanização sem medidas, tornando os grandes centros urbanos em verdadeiras ilhas de concreto, surge a Arquitetura Biofílica.

Mais do que uma concepção paisagística de jardins e parques urbanos, a Arquitetura Biofílica ou Design Biofílico, focam na integração entre as áreas verdes e o ambiente construído, entre a vida no interior de um edifício e o ambiente externo.


Essa conexão entre natureza e espaço construído nos faz muito bem! 
Visualizações da natureza melhoram a cicatrização. A luz natural promove uma melhor aprendizagem. Há um nome para isso, criado pelo famoso biólogo E. O. Wilson: Biofilia.

Biofilia propõe que estamos unidos de maneira inata à vida e ao mundo natural porque somos parte dele.

Estudos comprovam que 10% das ausências de colaboradores podem ser atribuídas à arquitetura sem conexão com a natureza.

Pesquisadores descobriram que a qualidade de visão dos colaboradores em seus escritórios, interfere  significativamente,  a forma como eles se comportam no trabalho.

Comparou-se no ano, o tempo de licença por motivo de doença tomado por colaboradores com visão de árvores e paisagem, sem visão externa nenhuma e com uma visão urbana.
Os colaboradores com visão de árvores e paisagem tomaram uma média de horas de licença, por motivo de doença, a menor em 16%, comparada com a tomada pelos profissionais sem visão externa nenhuma.

Outras formas de simular a integração homem-natureza:

- Uso de paredes e pisos naturais;
- Decoração com plantas de interiores, como parklets;
- Telhados verdes;
- Fontes e espelhos d´água.
Além disso, o estudo descobriu que a qualidade da visão de uma pessoa foi o principal indicador de absenteísmo.
Portanto, o acesso das pessoas ao cenário natural está significativamente correlacionado com a satisfação no trabalho, saúde e produtividade.
fonte: Universidade de Oregon, Estudo de Elzeyadi   2018

O convívio com a natureza traz bem-estar e produtividade aos ambientes e às pessoas, logo, a Arquitetura Biofílica é utilizada para criar uma correlação entre satisfação no trabalho, saúde e produtividade, incorporando a natureza aos ambientes corporativos e inspirando a todos os colaboradores.


Segundo o relatório Human Spaces, aqueles que trabalham com elementos naturais têm 15% mais produtividade e 6% mais criatividade, isto é, incluir plantas, luz natural e outras opções naturais ao design dos escritórios, podem incorporar grandes mudanças no ambiente corporativo: funcionários mais criativos, aumentando a eficiência e tornando-os mais satisfeitos.

MAIS VISITADAS !!