Decorando com Pendentes


Os pendentes são uma ótima pedida na hora de decorar. Considerado um elemento decorativo e também muito funcional, pode combinar com qualquer estilo de decoração.

Outra vantagem, é poderem ser utilizados em vários ambientes da casa como quartos, cozinhas, corredores, lavabos, home-offices, conferindo aconchego e beleza ao espaço.







Devemos saber aproveitar ao máximo a iluminação do ambiente, sem ofuscar a vista das pessoas, iluminando de forma certa o espaço, nem demais e nem de menos !!!!  



Muito vale o bom-senso, com relação sempre ao tamanho e altura da luminária. 
A largura da luminária nunca pode passar de 1/3 do tamanho da mesa, ok?

Vamos então a algumas dicas :

Banheiros



Sim, quem disse que não ??!! Os banheiros podem e devem ter seus pendentes também, que tal sobre a bancada, altura de 70 cm, ou num canto do lavabo a 200 cm do chão, montando um décor super diferenciado.





Quartos



Muito se usa pendentes para iluminação ao lado da cama, sobre criados-mudos, é o que chamamos de iluminação de tarefa, pois geralmente é um móvel de grande utilidade, coloca-se livros, relógio, etc.  Pode servir para leitura . Altura mínima de 30 cm da mesa.



Ainda no quarto, pode-se usar uma iluminação geral com pendentes sobre a cama, com o objetivo de iluminar o quarto como um todo. A iluminação de destaque pode ser usada como o nome diz, para realçar algo como quadros, um cantinho escondido sem utilidade, mesmo porque ao acendermos somente esta iluminação, confere-se uma iluminação indireta para todo o quarto. 



Salas 

De jantar



Os pendentes são muito comuns, sobre a mesa, no caso, teremos uma iluminação de tarefa, pontual sobre a mesa, para as refeições, por exemplo.  Altura mínima de 50 cm da mesa. Os pendentes podem ser usados como iluminação geral, se colocados nas laterais da mesa, altura mínima de 200 cm do chão.


Para salas de almoço pequenas e integradas a outros ambientes, pendentes coloridos e modernos para a pequena mesa de refeições.





Estar

Não se esqueça do cantinho das revistas !!!




Os pendentes usados como iluminação geral, são colocados bem no centro do ambiente, em tamanho proporcional para iluminar a sala toda sempre com a altura mínima de altura mínima de 200 cm do chão e 170 cm da mesa de centro.




Se houver outros elementos decorativos como estantes, nichos, esculturas, os pendentes podem ser colocados sobre estes, nos cantos com alturas diversas. 

Cozinhas



As cozinhas americanas são muito conhecidas e usadas com os pendentes sobre o balcão, cuidado apenas com o tamanho e altura dos pendentes, respeitando a altura mínima de 50 cm e máxima 80 cm. É a iluminação de tarefa.



Sobre a pia pode-se usar vários pendentes como iluminação de tarefa também.
Como iluminação geral, os pendentes devem ficar no centro do ambiente, podem ser usados em alturas diferenciadas para conferir movimento ao espaço. Respeitando, claro a altura mínima de 200 cm do chão.



Corredores


Considerados uma forma super fácil e prática de iluminar os corredores, os pendentes podem ser usado distribuídos uniformemente pelo corredor com tamanho proporcional à largura e de preferência com cúpulas translúcidas e altura mínima de 200 cm do chão.



MAIS VISITADAS !!