Existem muitas opções de materiais que podem ser usados como revestimento externo, tanto para o chão como também para as paredes. Ao escolher um tipo de produto, é importante que o proprietário da casa valorize características como resistência, durabilidade e facilidades na manutenção.
Dicas para o revestimento das paredes externas
Na área externa, alguns materiais são desaconselháveis para o revestimento, como é o caso do papel de parede;
O revestimento escolhido precisa reconhecer o estilo de vida dos moradores;
Em casos de dúvidas, é importante pesquisar e pedir a opinião de um profissional especializado;
Existe a possibilidade de combinar dois materiais para revestir as paredes externas;
Superfícies porosas e irregulares facilitam o acúmulo de sujeira;
Alguns materiais necessitam de impermeabilização constante.
Materiais para revestir as paredes externas
Confira a seguir algumas sugestões de materiais para o revestimento das paredes externas:
Tinta texturizada: ideal para os lugares que não ficam expostos à intensa poluição. O acabamento se destaca pelo fato de ser chique, leve e moderno. Os moradores podem ter um pouco de dificuldade com relação à limpeza.
Madeira: considerado um material elegante e atemporal, a madeira funciona bem nas áreas externas, principalmente na fachada. No entanto, para não ficar exposta a ação da chuva e do sol, ela precisa ser tratada.
Pedras naturais: este tipo de material é capaz de deixar as paredes externas com um aspecto rústico. As tonalidades variam e podem ser combinadas de acordo com a preferência do morador.
Devido à absorção de água e gordura, as paredes podem manchar, por isso acaba sendo necessária a realização de uma limpeza mais profunda. Entre as pedras mais utilizadas, vale ressaltar a canjiquinha, São Tomé, Miracema e Pirenópolis.
Tijolo à vista: garante um acabamento rústico e representa uma ótima opção para lugares secos. Para adquirir mais resistência, o material requer uma cobertura de resina.