A tendência para novos apartamentos e casas são as múltiplas funções dos cômodos tanto para pequenas áreas quanto para as maiores. Tanto para os apartamentos de 50 m2 quanto para os de 200 m2.
A cozinha americana integrada à sala é um recurso que já está sendo usado há muitos e muitos anos, sem grandes novidades. Geralmente para pequenas casas ou apartamentos.
O objetivo é ganhar cômodos, otimizar os espaços e integrar pessoas. Como por exemplo, integrar sala de estar, sala de jantar, home office, varanda e cozinha.
Em decorrência disso, os móveis exercem uma função de importância grande devendo-se escolhê-los pelo conforto, funcionalidade, como é o caso de mesas e cadeiras, tanto podem servir para trabalhar como fazer refeições.
Explorar os cantos e paredes do cômodo, espaços antes desprezados agora servem para colocar prateleiras e nichos, acomodar livros. Deve-se atentar para circulação e o bom aproveitamento deste espaço.
Os móveis acoplados na parede que deixam o chão livre deixam mais espaço para outras funções.
Iluminação pontual é muito importante na separação das funções no ambiente.
Os espelhos são muito bem vistos nesta tarefa de aumentar o cômodo, criarem ilusão de cômodo muito maior, duplicando o espaço, e a decoração fica com um visual muito mais sofisticado, e ao se posicionar um espelho atrás de sofás ou de frente para portas e janelas, o efeito ampliador de seu ambiente será ainda maior, trará a paisagem para dentro do ambiente.
Os home office integrados às salas estão sendo muito usados, ficam extremamente elegantes e funcionais.