Os raios do sol podem aumentar a temperatura no interior de uma residência de maneira insuportável. E podem causar danos irreversíveis à pisos, mobiliário, cortinas, equipamentos e principalmente à pele humana.
As películas solares, também conhecidas como insulfilm, podem ser aplicadas sobre vidros de automóveis, janelas de casas e apartamentos e até possuem modelos de segurança, que evitam que o vidro estilhaçe caso seja atingido por algum objeto.
As películas solares reduzem em até 20% os custos anuais de energia elétrica por refrigeração dos edifícios, pois reduzindo a temperatura interna do ambiente diminui-se o uso do ar-condicionado, gastando assim, menos energia elétrica, além de aumentar a eficiência de aparelhos de ar condicionado. As películas são compostas por poliéster e possuem diversas espessuras, cores, níveis de transparência e pigmentações
Muitos também empregam o insulfilm para garantir a privacidade de quem está do lado de dentro do veículo ou da casa.
Os modelos são diversos. Existem os metalizados e os que bloqueiam os raios UV e o calor sem comprometer a luminosidade interna do ambiente.Empresas fornecedoras de películas costumam cobrar por metro quadrado de material e a instalação já está incluída do preço.
A instalação de películas solares deve ser realizada por pessoal treinado.Como a película é adesiva, existe a possibilidade de formação de bolhas e vincos, o que comprometerá o efeito estético.
Para preservar a Película Solar
Não aplique objetos colantes como adesivos ou fitas durex sobre a superfície;
Para limpar: passe um espanador retirando possíveis partículas de poeira.
Anéis, relógios e pulseiras podem arranhar a película;
Em seguida faça uma solução utilizando três copos d´água para um de álcool. Borrife sobre a superfície e seque com uma flanela;
Pode ser usada uma solução feita com sabão neutro e água;
Não use produtos abrasivos como limpa-vidros, álcool puro, vinagre, palha de aço ou o lado áspero da esponja;