Jardins Compactos


Os jardins em pequenos espaços veem se tornando a grande  tendência na decoração e no paisagismo. De tamanho reduzido, com espécies de pequeno porte, estes lindos jardins realizam o sonho das pessoas que gostam de plantas, mas não tem espaço para cultivá-las.
Como as plantinhas são de muita importância para nós, nos fazem bem, não só pela estética, como também pelos aromas que exalam e pelo bem-estar que nos proporcionam. Aquele cheirinho gostoso depois de uma rega !!! Tem preço ??!!


Há muitas formas de trazer um pouquinho da natureza para sua casa ou seu apê. As treliças ou suportes de madeira. Nos terraços, varandas, banheiros e outros.
String plants, ou plantas com cordas, como na foto abaixo. Ficam bem em qualquer espaço pequeno e ainda por cima aproveita-se o espaço embaixo.



Um pequeno espaço goumet ou de relaxamento, uma bancada, duas  banquetas e alguns vasinhos, Muito simples, não é ?? Sem grandes esforços e reformas. 

A grande recomendação sempre, é a de respeitar a planta, ou seja, estude a espécie, a incidência de sol s e a espécie é de meia-sobra, sol pleno, se necessita de muitas regas, drenagem do substrato e adubação.


Um cantinho embaixo da janela decorado com vasinhos de barro e suculentas. Estas sim, não dão trabalho para cuidar, não necessitam de muita rega e nem de pleno sol. Para quem está começando a montar seu jardim, as suculentas são ideiais.


Algumas prateleiras e vasinhos com plantas de sobra são uma boa opção. 
Apenas tente-se para plantas maiores em vasos, como o ficus - ficus benjamina- que crescerá rápido, afinal é uma árvore, a solução é mantê-lo pequeno. A topiaria é a solução a médio prazo.


Bancos feitos em madeira de demolição ou patinados, pedriscos e um belo suporte para plantas fazem a diferença em um espaço com pouca luminosidade. Os cactos também se adequam a espaços pequenos. Cuidado apenas, com a circulação de pessoas.


As escadinhas vieram para fazer toda a diferença, em pequenos ambientes como varandas ou mesmo sacadas pequenas, pode-se adaptar vasinhos à decoração. Suculentas e cactos dispensam maiores cuidados e preocupações. Vasos de cerâmica, vidro ou de barro.


Padronizar todos os vasos é uma excelente ideia e fica bem elegante.


No muro, é uma maneira de aproveitar o espaço trazer alegria ao ambiente, já pensou fazer este jardim na entrada de sua casa ??!!


Já se você não quer trabalho, o bom mesmo é comprar estes suportes para vasos já pronto, em diversos tamanhos, estilos e modelos, para todos os ambientes. São vendidos em shopping de jardinagem. Depois é só ajeitar suas plantas e compor um belo visual. No caso da foto acima, são lindas orquídeas, só não podem ficar no sol o dia todo hein !!!












MAIS VISITADAS !!