Decoração de apartamentos pequenos: de 30m2 e 40 m2



Os apartamentos pequenos de 40m2,, 50m2, 60m2  já são uma tendência em grandes centros urbanos, pelo mundo. O charme e aconchego desses pequenos grandes apês estão em alta.


Vamos ler algumas dicas para deixá-los ainda mais funcionais e elegantes. Os cuidados que deveremos ter ao decorar , terão o objetivo de não diminui-los e sim ampliá-los visualmente através de alguns truques.

Vamos ver uma sequência de postagens começamos, por apês de 30 e 40 m2.
A sugestão é evitar o forro de gesso, pois eles  diminuem a altura das paredes dos apartamentos, aparentando menores do que já são, vamos manter o pé-direito em 2,60m e os Banheiros podem ter chegar a altura de 2,40 m. 



Ao se abrir mão do forro de gesso,  as lâmpadas embutidas deverão ser substituídas por  iluminação indireta, arandelas ou luminárias de chão com facho direcionado para cima.

Use poucos móveis. Não sobrecarregue com muito móveis pequenos, atrapalham a circulação e diminuem o tamanho do apê. Use poucos móis e de preferência que sejam multifuncionais. 


Lembre-se que móveis pequenos para ambientes pequenos. Planeje o mobiliário com antecedÊncia, tire as medidas antes de comprá-los. 
Um bom exemplo são as mesas de centro,  devem permitir espaços de no mínimo 60 cm para circular entre os móveis. 



Os tapetes devem ser colocados de maneira a envolver  todos os móveis do ambiente em um só tapete. Tapetes pequenos dão a impressão de estar em um espaço cheio de divisões – e, portanto, mais apertado. Além disso, atrapalham a circulação das pessoas , atrapalhando, por exemplo, na hora de arrastar uma cadeira.



Se preferir coloque um piso bem dinâmico: pode ser piso de madeira, pisos estampados dependendo do seu estilo, porcelanato, mas todos os ambientes com o mesmo piso para não diminui-lo.



Principais erros cometidos ao decorar pequenos apartamentos:




Não fazer um planejamento de necessidades
O maior erro que se pode cometer em relação ao projeto de um apartamento pequeno é não estabelecer um programa de necessidades correto. Sendo assim, para cada ambiente , é preciso elaborar uma lista de funções e elementos que devem ser contemplados. Essa etapa pode garantir que cada potencialidade de espaço do apartamento seja devidamente aproveitada.


Comprar móveis sem pensar sobre as medidas dos ambientes
Antes de começar a escolher peças específicas de mobiliário, é muito importante analisar e entender as proporções do seu espaço, é bem comum o equívoco de se utilizar sofás largos e profundos, assim como grande televisões, em salas pequenas. Isso faz com que o ambiente pareça ainda menor. 

Além disso, a funcionalidade poderá ser bastante prejudicada, pois provavelmente as distâncias mínimas ideais para visualização da tela não serão atingidas, criando até mesmo desconforto físico aos usuários



Outro erro comum, acontece em dormitórios. Antes da compra da cama, é preciso avaliar as dimensões do espaço. Se o seu dormitório é pequeno, esqueça os  modelos de cama queen ou king size. Caso contrário a circulação estará prejudicada e o espaço parecerá bem menor.

Vejam mais algumas fotos de decoração de apês de 30m2 e 40m2









MAIS VISITADAS !!