Escadas: tipos e variações



As escadas são elementos funcionais usados dentro e fora de casa. Quando integram a estrutura de um imóvel, elas estabelecem a ligação dos pavimentos e permitem que os moradores se desloquem de um lugar para o outro. Além da funcionalidade, as escadas também contribuem com uma decoração mais charmosa.Ganham cada vez mais destaque na arquitetura contemporânea. 

As escadas residenciais apresentam diferentes formatos, cores, materiais e acabamentos. Algumas peças chegam a se tornar um centro de interesse da casa harmonizando-se com o restante da decoração e do estilo do proprietário.
Decore e combine com objetos decorativos para dar aquele charme e elegância: um belo vaso, escultura .....



 O formato helicoidal faz com que a escada exiba um desenho bonito na decoração da casa, principalmente se ela começar na área de convívio (sala de estar). No entanto, o efeito espiral nem sempre é seguro para crianças e idosos.
Independente do modelo devem ser projetadas no início da obra, pois todos os elementos devem estar em harmonia: corrimão, guarda-corpo, piso e toda sua estrutura.

Vejam a funcionalidade dos projetos abaixo.




No quesito segurança vale salientar que o piso deverá receber acabamento antiderrapante e os pisos podem ser em mármore, madeira, vidro, cerâmica etc.
As medidas de espelhos e alturas  são padronizadas e devem seguir normas técnicas.

TIPOS DE ESCADAS QUANTO AO MATERIAL UTILIZADO 

Há escadas para satisfazer todos os gostos e necessidades, mas para fazer a escolha certa, é necessário conhecer os detalhes a respeito de cada produto. Confira a seguir algumas opções classificadas de acordo com o material.

Escada de madeira





Charmosa, atemporal e resistente, a madeira é um material muito usado para a construção de escadas residenciais. Antes de iniciar a obra, os moradores devem desenvolver um projeto junto com o arquiteto para enquadrar a peça entre os pisos da casa. É também esta etapa de planejamento que se define o design e as medidas adequadas para as partes, como degraus e corrimão.
Entre as madeiras mais usadas para construir escadas, vale ressaltar o carvalho, o ipê, itaúba, peroba-rosa, entre outras espécies. Mesmo a madeira roubando atenção no projeto, ela pode ser combinada a uma armação de ferro ou alvenaria.

Escada metálica


As escadas com armação metálica aparecem com frequência no interior das casas, exibindo traços modernos e marcantes. Elas são resistentes, práticas e seguras, com a possibilidade de receber um revestimento diferenciado no corrimão, patamares, bordas, entre outras partes.

Escada de concreto


A estrutura erguida com concreto, também chamada de alvenaria, é recorrente no interior e no exterior da casa. Seu sistema construtivo está totalmente ligado a casa, sendo que em alguns casos destaca o estilo arquitetônico do lugar. O material pode ser combinado a madeira ou metal.

Escadas de vidro



Para quem gosta de dar um toque diferenciado a sua casa, as escadas de vidro podem ser a melhor solução, pois elas transmitem um ar de requinte, bom gosto e sofisticação além de outras vantagens como a de deixar o visual mais suave, sempre moderno e atual. A composição pode ser em vidro transparente ou mesmo em vidros coloridos e isto cabe a cada um saber o que entrará em harmonia com o restante da decoração do ambiente. 

Os vidros usados para este fim são produzidos num processo de laminação que os torna muito resistentes e com a mesma transparência. 

Além disso ainda podem trazer impressos desenhos ou aplicado sobre este películas antiderrapantes. Além de serem usados para escadas este tipo de material também pode ser usado para pisos em diversos ambientes, mas para isso devem ser aqueles com tecnologia de alta resistência mecânica. 

TIPOS DE ESCADAS QUANTO AO FORMATO

Escadas retas



Mais utilizadas para  áreas maiores ou estreitas  e quando não há espaço para uma escada espiral ou em curva. Segue vários estilos: alvenaria, ferro, madeira e até de vidro. Mais prática e menos charmosa, a elegância e o bom gosto fica por conta da iluminação, guarda-corpo e piso.

Escadas em L


São escadas retas com mudança da direção em 90 graus, podendo existir um patamar ao mudar de direção.

Escadas em U



Uma escada reta que ao chegarmos no patamar, no início ou meio da escada, esta muda a direção. Confortável e bem charmosa.

Escadas curvas



Sem um eixo central, estas escadas possuem diversos modelos com diferentes arcos, mais abertos, mais fechados, seguindo o estilo e a planta do imóvel.

Escada espiral ou caracol



Os degraus são orientados em torno de um eixo central.  Cabem em espaços reduzidos, mas são muito desconfortáveis. Com degraus estreitos somente para áreas como sótãos ou porões.

TIPOS DE DEGRAUS

Degrau em leque



Possuem degraus em formato de triângulos e são bem perigosos pois a pisada torna-se irregular e dependendo do material também fica escorregadio.

Degraus Flutuantes



São fixados na parede, com ou sem corrimão e guarda-corpo. Contemporâneo e como se fosse uma "escultura" gigante, dentro de casa. capriche na iluminação, pois pode tornar-de perigoso.

Degraus vagos com viga


Não possuem espelhos e sim uma viga de sustentação para o piso. além da sustentação, claro, estética e design.

Degraus  Plissado



São aqueles com zig-zague, bem comuns em estilos modernos e despojados, podem sofrer variações de acordo com o projeto. 











MAIS VISITADAS !!