Recicla: azulejos, portas e janelas antigos


Nos últimos anos a tendência de reutilizar materiais vem ganhando espaço cada vez mais na decoração de interiores, design e paisagismo. Uma aliada à sustentabilidade, a reciclagem de materiais como janelas, portas, madeiras de demolição, azulejos e todo o  material que seria descartado, ganha novas formas, novos ares, um novo estilo despojado e  moderninho.

Janelas e Portas antigas na decoração

As janelas são usadas em suas diversas formas e tamanhos para compor uma decoração rústica e ao mesmo tempo acolhedora.
Podem ser usadas em todos os ambientes internos como cozinhas, lavabos, salas de estar, de jantar, cabeceiras de cama nos quartos e também em ambientes externos como as varandas e terraços. 
Quando incorporadas nos jardins trazem elegância ao serem ornamentadas com trepadeiras e vasos floridos.

Na foto abaixo, as janelas recicladas são usadas suspensas em uma varanda, serve como uma divisória preenchendo com criatividade este espaço.


Nos jardins são excelentes para montar cantinhos especiais como os mostrados abaixo.




As portas e uma janela foram reutilizadas de forma bem criativa, um espaço para deixar seus vasinhos, acessórios de jardinagem e alguns objetos decorativos, todos reciclados.


Os biombos feitos de portas antigas são uma opção para dividir ou enfeitar espaços sem muito esforço e investimento. O custo é tão baixo que considera-se apenas o preço das tintas e se precisar, se for o caso, a mão-de-obra de um pintor, aliás; que pode ser você mesma !!!





O toque rústico cai muito bem com cores fortes e contrastes também. Não precisa só usar branco, aposte em cores mais vibrantes nem que seja apenas em detalhes como almofadas, tapetes etc.


Que tal a porta feita como tampo de mesa, alegria e descontração para seu jardim. O centro de mesa, no caso, também foi feito de materiais reciclados. Uma graça !!


Como as portas antigas, as janelas também fazem presença na decoração tanto para áreas externas, como em um belo jardim vertical de orquídeas, em posições diferentes para trazer movimento e descontração.



Na sala ou quarto as janelas podem ser usadas como quadro de fotos ou de recados. O vidro pode ser revestido de adesivos, tecidos ou qualquer material que sua imaginação pedir.




Na cozinha pode estar suspensa e acomodar panelas e utensílios.


Azulejos e ladrilhos hidráulicos reutilizados.

Lindos, coloridos e mais baratos, quer mais alguns incentivo para decorar sua sala, cozinha ou lavabo com azulejos antigos.

As lojas especializadas neste material possuem uma gama muito grande de modelos, tamanhos, formatos e principalmente de cores.
Muito são usados no frontão da pia, do tanque de lavar roupas ou pia de lavabos e banheiros. Outros são usados em toda a pia até mesmo na bancada.



Os azulejos coloridos e estampados podem ser usados como molduras em espelhos, lareiras, portas de corres, janelas, bancadas de cozinhas americanas, dependendo do seu estilo de decoração, aposte nesta ideia. Tanto nas paredes quanto no piso, na escada ou em qualquer cômodo que precise de uma repaginada.







Colocá-los em diversas posições ou formas geométricas substituem tapetes e acessórios.








Combine este tipo de decoração com madeira de demolição, cores mais fortes, prateleiras, nichos, e alguns objetos modernos para contrastar e mesclar estilos, alías esta,  uma tendência que chegou para ficar.














MAIS VISITADAS !!