Salas com Varandas


Primeiro vamos ver a diferença entre sacadas, varandas e terraços.

SACADA: Balcão de janela ou porta, que ressalta do alinhamento da parede.

TERRAÇO: Pavimento descoberto no alto, ao nível do pavimento de uma casa ou contíguo a ela; plataforma. Cobertura plana de um edifício, feita de pedra ou de argamassa; eirado. Obra de alvenaria em forma de galeria descoberta. 

VARANDA: Terraço com coberta que fica na frente das casas. Gradeamento de sacadas ou de janelas abertas ao nível do pavimento. Balcão, sacada, eirado. Balcão corrido ao longo de um edifício ou de parte dele. Um espaço para observar a área externa, com lugar para uma poltrona e um pouco de ar livre, mesmo dentro de casa: essa pode ser a descrição de uma sacada. No entanto, muitos proprietários percebem, em determinado momento, que aproveitam muito pouco o que ela pode oferecer. E se essa área fosse incorporada ao espaço interno e ganhasse novo uso? Esse é o objetivo da integração de espaços – que nem sempre precisa envolver uma grande obra. Confira três projetos com essa premissa e se inspire para qualificar cada canto de sua casa.



Os primeiros passos deste projeto é verificar a finalidade a que se destina: cantinho de leitura e meditação, espaço para plantas e pequenas frutíferas, espaço para reunião com a família ou espaço gourmet. Diante dessas possibilidades, o morador vai definir o número de pessoas a usufruir do espaço e então começar a procura por móveis e materiais adequados ao espaço.






Muito comum o espaço gourmet, bem confortável uma vista bela e ar fresco. Móveis em fibras sempre são mais descontraídos e combinam com este espaço, acrescente alguns vasinhos com buxinhos, de fácil manutenção, prateleiras com acessórios criativos como lanternas ( existem tantas cores, materiais e tamanhos), almofadas futon, mais deixe uma área livre para circulação não coloque muita coisa para não deixar o espaço pequeno.
Jardins verticais ficam muito bons nestas áreas, com o sino dos ventos e outros acessórios.


Mesinhas de apoio ou carrinhos são funcionais e decorativos, felizmente as grandes lojas de decoração ou de construção nos dão alternativas sempre muito boas e moderna, sempre têm novidades. Se quiser criar um espaço mais natural em contato com a natureza coloque deques modulares, fáceis de instalar, pode mesclar com pedriscos brancos.

Pode se optar por cortinas de vidro, criando mais um espaço e protegendo móveis e pessoas das chuvas. Muito versáteis e elegantes.


Para um espaço como este, para reuniões com amigos e uma boa conversa use almofadas impermeáveis, vasos, cachepôs.



Varandas Integradas






As varandas integradas são uma alternativa para ganho de espaço com charme e criatividade, pode-se deixar totalmente abertas ou usar um porta de correr embutida na parede. 
Em qualquer ambiente, não só em salas, mas também em quartos, cozinhas etc.





O espaço gourmet integra-se com o estar e cozinha.


Neste caso, uma estrutura em madeira e almofadas futon no assento, foi o suficiente para criar um novo espaço integrado e ainda teve um jeitinho de criar um pequeno home office. As cores ajudam a delimitar espaços.


Nessas duas fotos a seguir a sacada integra o estar s sala de TV, couberam mais sofás e o living ficou bem maior.



Este projeto é realmente de uma criatividade e funcionalidade incríveis. A sacada transformou-se em um home office para os moradores.


Mesmo quando os espaços são bem reduzidos vale a pena integrar a varanda, neste caso com uma porta de vidro, formando um pequeno jardim, ficou parecida com um jardim de inverno.


O espaço foi fechado com persianas e integrou a sala e cozinha juntas.



A cortina embutida no forro de gesso fica sempre muito elegante, ainda por cima tem a função de integrar sala e varanda, suavidade e simplicidade.


Varanda integrada com a cozinha americana, dupla funcionalidade.
















MAIS VISITADAS !!