Decoração : Botonê e Capitonê

Botonê e Capitonê um toque de sofisticação atemporal.



São técnicas de confecção que foram usadas no século XIX . Hoje em dia estão incorporados no estilo contemporâneo. 
Seu estilo retrô e sofisticado são clássicos e nunca saem de moda. 
Podem ser aplicados em tecidos como camurças, veludos e couros de móveis como sofás, recamier, cabeceiras de cama , poltronas, almofadas etc.




Capitonê

De origem inglesa, essa técnica surgiu por volta de 1840 como forma de agregar valor aos trabalhos manuais. Nesse tipo de estofamento, o acolchoado é dividido por pontos feitos com cordões ou fios grossos, que formam saliências quadradas ou retangulares, o formato depende da distância em que são inseridos os cordões e, consequentemente, formados os afundamentos. As depressões podem ser profundas ou superficiais.  Fonte: líder interiores.
Possui formas geométricas. Quadrados retilíneos custurados. Foi muito usado durante as décadas de 1950 e 1960.







Botonê

Nesta técnica de estofamento, em vez de somente cordões, os pontos são marcados também por botões, que são costurados de forma bem profunda gerando franzidos no tecido. São essas pregas que formam os desenhos geométricos, como os losangos e os quadrados, no trabalho de botonê. O resultado final é muito similar ao capitonê, mas com a diferença do botão em cada afundamento. Fonte: líder interiores
Não possui dobras, apenas botões são colocados na distância e formas preferidas. Como o capitonê também Foi muito usado durante as décadas de 1950 e 1960. 







Na decoração de interiores são técnicas muito bem-vindas. Incorporadas ao estilo moderno com cores alegres " estilo color blocking" ou cores neutras e sóbrias. No quarto, em cabeceiras de cama, recamier e almofadas. Na sala, em sofá, recamier, poltronas. No halls de entrada em recamier e poltronas. Aproveitar a sifisticação e o requinte para valorizar o ambiente.








MAIS VISITADAS !!