Paisagismo seguro e confortável

Vamos falar de Paisagismo.



Existem muitas formas de deixarmos um jardim bem bonito e colorido. 
Muitas vezes construimos caramanchões, pergolados com suas trepadeiras maravilhosas. Outras vezes tem-se um terreno em declive com vários níveis e nada melhor do que colocar os degraus para facilitar a circulação e consequentemente ornamentá-los a fim de dar um efeito estético mais acolhedor e cheio de vida. 


Os degraus podem incorporados ao projeto e podem ser feitos em pedra, madeira, dormentes, tijolos ou grama. Vivemos em um  momento em que os materiais reciclados estão por todos os lados no paisagismo, este pode ser uma opção. 

Cuidado apenas com o tipo de material para não tornar o jardim escorregadio e perigoso. Cuidado com a formação de poças de água também.
As escolhas devem ser adequadas a cada estilo de jardim ou à área externa. 
No estilo rústico  pode-se utilizar os tijolos,  dormentes de estrada de ferro, cruzetas, gramas e tijolos crus, toras e cascas de árvores, pedaços de troncos etc. Tijolos antigos também ficam excelentes.

No estilo clássico as pedras: ardósia, a mineira e a goiás são as mais indicadas.

A pedra miracema é antiderrapante e ideal para calçadas.

Na escolha das plantas, opte pelas mais duradouras e de pequeno porte são essenciais para emtremeá-las por entre os degraus. A manutenção é mais trabalhosa, em compensação ficará bem mais estiloso e requintado
É necessário dimensionar um espaço para o plantio: tanto por entre os degraus como nas laterais.Deve-se fazer cavidades nas laterais e um espaço livre nas juntas. 



A  maria-sem-vergonha (Impatiens) pode ser usada nas laterais pelo seu pequeno porte, várias cores e permanece florida o ano inteiro. Use pedriscos para contrastar com as cores das flores e reter água da chuva.

Sejam quais forem os motivos da presença dos degraus em um projeto, é preciso atentar para certos detalhes:



Os degraus devem ser largos e jamais os deixem altos devem trazer suavidade e conforto, devem parecer realmente incorporados ao ambiente. Degraus em forma de curva também trarão maior conforto ao projeto.



Lembre-se que os caminhos por entre o jardim devem ter uns 80 cm para circulação.


Para iluminação, utilize elementos como balizadores ou iluminação central para garantia a segurança da circulação durante à noite. Cuidado com o material utilizado para não refletir a luz e causar desconforto na vista.

MAIS VISITADAS !!