Pequenos apartamentos


Dicas para ampliar ambientes pequenos



Atualmente os apartamentos estão cada vez menores, logo existem truques para aumentá-los visualmente tornando-os cada vez mais aconchegantes.



Cores

As cores claras, como o branco, bege e o gelo, refletem a luminosidade aumentando a sensação de profundidade.  Essas cores devem ser usadas nas paredes laterais do ambiente para dar esta sensação de profundidade. 

Pode-se optar por uma cor mias escura na parede que se encontra no fundo do ambiente.

Se dividirmos a parede e pintarmos metade superior de cor escura e metade inferior de cor clara, teremos um efeito de alongamento da parede. Caso contrário, diminuiremos o tamanho desta.

Luz

 Se o ambiente tiver o pé direito muito alto, opte por fazer um forro de  gesso, rebaixado uns 10 cm.Para   alargar as paredes utilize o Wallwashing, já citado em outros posts. Ele é baseado no uso de spots direcionáveis embutidos no teto ou no piso. Poderá ser usada lâmpada minidicróica ou se preferir por sanca de gesso, utiliza fita de LED.

Espelhos para refletirem a luz externa é uma boa opção. Colocá-los na parede próxima à janela, atrás do sofá ao lado da janela, por exemplo.

Revestimento

Para aumentar a profundidade aposte em listras verticais nas paredes laterais. Hoje existem, no mercado, papéis de parede maravilhosos com cores e desenhos fantásticos. 

utilizar o mesmo piso por todos os ambientes, evite peças com dimensões pequenas. Não fazer uma colcha de retalhos com o piso !!!

Se optar por cortinas, utilize as com desenhos ou estampas verticais. 

Móveis



Não encher o ambiente com móveis, mesinhas, escrivaninhas, pufs etc. 
É muito comum, para quem está decorando o apartamento, comprar revistas e ver algum móvel desses como: puf colorido, mesinhas de canto coloridas, mesinhas de centro  e colocá-las achando que estão na moda e isso basta. Resta saber se interferirão na circulação no ambiente e combinarão com o resto dos móveis. Caso contrário o ambiente ficará muito carregado e parecerá menor do que parece !!!!

Lembre-se sempre: apartamento pequeno, móveis pequenos e em pequenas quantidades. Se possível móveis com dupla função. Como a foto ao lado. 


MAIS VISITADAS !!