Listras próximas às janelas darão profundidade ao ambiente |
Vale ressaltar que a decoração com listras pode ser feita em qualquer ambiente, desde banheiros e quartos até salas e home-offices.
As listras podem ser usadas em papéis de parede ou pintadas à mão, com o auxílio de fitas crepe na hora de pintar.
Se você já definiu que a decoração com listras vai modificar o seu ambiente para melhor e pretende pintar as paredes, saiba que:
As listras são recursos interessantes para alongar, aumentar e definir um centro de interesse dentro do projeto. Além de serem decorativas, as listras criam nas paredes o mesmo efeito que as roupas no corpo. Listras verticais podem trazer a sensação de amplitude e altura, mas também podem criar o efeito de estreitar o ambiente, como na moda.
Na Cabeceira da cama, horizontalmente, aumenta o tamanho do quarto |
E pode ser uma boa alternativa para alguns espaços. Já as listras horizontais dão mais amplitude no comprimento.
Se você não sabe qual tipo de estampa escolher, existem aquelas que são coringas: as flores e listras, por exemplo, muito utilizadas em quartos de bebês. Porém, o que vemos atualmente são papeis de parede que imitam revestimentos como pedra, por exemplo.
A dica é usar e abusar das estampas e listras, porem é necessário planejar bem. Assim como na moda, as estampas não precisam combinar. Estampas diferentes combinam, mas o essencial é manter o bom senso e sentir-se bem com o resultado
Você pode fazer um esquema de cores tom sobre tom, com um visual sofisticado ou com cores brilhantes.
Para um design arrojado, invista em listras horizontais de diferentes larguras.
Se optar por variar o tamanho das listras, tente agrupar listras largas com listras finas, compondo um visual aleatório..
Na cabeceira da cama, verticalmente, alonga a parede |
Dicas Básicas:
1 - Use listras de alto contraste em pontos inesperados
Para lavabos e corredores (espaços onde as pessoas não permanecem por muito tempo), listras fortes podem dar um toque a mais.
É como o revestimento em uma camada fina.
2 - Combine o tamanho das listras com o tamanho da sala
Listras na escada, alegria e criatividade |
De maneira geral, quanto maior o espaço, mais amplas devem ser as listras na parede. As finas em um ambiente grande podem parecer uma simples textura de longe, enquanto as marcantes em locais pequenos ficam excessivas;
3 - Misture acessórios listrados, florais e sólidos
Uma dica para almofadas é juntar quatro estampas distintas, mas que contam com a mesma paleta de cores. Escolha uma com faixas largas, outra com listras estreitas, uma com floral delicado e, por último, uma sólida;
4 - Listras verticais
Imponentes e masculinas, as listras verticais em paredes e cortinas criam ilusão de altura, fazendo um espaço baixo parecer mais alto;
5 - Listras horizontais
As listras horizontais fazem um corredor parecer mais longo, um teto mais baixo (e aconchegante) e um ambiente mais amplo;
6 - Listras clássicas
As listras clássicas, de largura moderada e em dois tons, acrescentam aspecto tradicional ao ambiente.
Harmonia entre papel de parede e almofadas ( listras horizontais x listras verticais) |
Estampas e Listras
Harmonia entre estampa e listra |
Podemos também misturar estampas, mas devemos ter cuidado com a cor e o tamanho delas. As estampas e cores precisam falar a mesma linguagem e estarem dentro do mesmo contexto.
Listras no piso, arrojado !! |
As estampas podem ser utilizadas em qualquer ambiente. O importante é a fidelidade ao tom principal (cor) que ajuda a combinar diferentes estampas e formas geométricas.
Um bom truque é sempre manter a base neutra, assim é possível ousar nas estampas
Linha mais discreta, apenas em um canto da parede |
Revista Casa Linda, Vida e Estilo Terra